INOVAÇÃO INSTITUCIONAL

Centro Internacional da UFMG e CMBH avaliam ofertar cursos de extensão

Iniciativa é fruto de um convênio que está sendo formalizado entre as duas instituições. Expectativa é que atividades tenham início em maio

terça-feira, 19 Abril, 2022 - 16:30

Foto_Abraão Bruck_CMBH

Um convênio entre a Câmara Municipal de Belo Horizonte e o Centro Internacional de Gestão Pública e Desenvolvimento da UFMG está em estudo para ser formalizado com o objetivo de permitir a oferta de cursos de extensão a servidores, funcionários e vereadores do Poder Legislativo da Capital, bem como ao público externo. A primeira reunião entre a presidente Nely Aquino (Pode) e o representante do Centro Internacional e professor titular do Departamento de Sociologia da UFMG, Jorge Alexandre Neves, aconteceu nesta terça-feira (19/4). A expectativa é que as inscrições para o primeiro curso, com carga horária de 60 a 100 horas/aula, tenha início já em maio deste ano.

“Estamos sempre procurando inovar a gestão da Instituição. A qualificação dos nossos servidores, vereadores e também da população com cursos certificados pela UFMG, que é uma Instituição de Ensino reconhecida como a melhor Universidade Federal do Brasil e a quinta melhor Universidade da América Latina, é extremamente importante para a política que é praticada no parlamento municipal e, mais ainda, para a formação de cidadãos mais conscientes de seus deveres e direitos. Estou muito empolgada com a possibilidade deste convênio. Com ele, ganham a Câmara, a cidade e os parlamentares”, afirmou Nely Aquino durante o encontro com Jorge Alexandre. De acordo com o professor, além de cursos de extensão, a parceria entre as duas instituições permitirá também a realização de pesquisas sobre temas de interesse da Câmara Municipal, de modo a incrementar a qualidade das atividades legislativas e, consequentemente, a elaboração de políticas públicas eficientes para a cidade.

“Iniciamos hoje uma parceria de futuro para o Município”, garantiu Jorge Alexandre ao explicar que por meio dos cursos será possível qualificar as iniciativas do Legislativo Municipal, tendo em vista que a expertise dos membros do Centro Internacional de Gestão Pública e Desenvolvimento da UFMG estará à disposição do Poder Legislativo tanto para atividades de extensão quanto para pesquisas.

O professor, que estará à frente da elaboração dos conteúdos dos cursos de extensão a serem ofertados na Câmara Municipal, é doutor em Sociologia pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Tendo realizado pós-doutoramento no Instituto de Pesquisas Sociais (INPSO), da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), em Recife, Jorge Alexandre tem experiência nas áreas de sociologia, economia, análise organizacional, gestão pública, estudos populacionais e métodos quantitativos, com ênfase em mercado de trabalho, desigualdades sociais, processos organizacionais e políticas públicas.

Inscrições em maio

As atividades a serem ofertadas por meio do convênio serão operacionalizadas pela Escola do Legislativo e haverá emissão de certificados pela Universidade. A expectativa é que as aulas aconteçam na sede da Câmara Municipal em horário a ser definido. Antes da abertura do período de inscrições, haverá ampla divulgação do processo pela Superintendência de Comunicação Institucional da CMBH.

Superintendência de Comunicação Institucional