VISITAS TÉCNICAS

Comissão vai a dois bairros da Região Oeste verificar problemas no trânsito

Pintura de faixas de pedestre e implementação de mão única são solicitadas em ruas dos Bairros Vista Alegre e Betânia 

sexta-feira, 18 Março, 2022 - 14:30

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Melhoria nas sinalizações de trânsito, pintura de faixas de pedestre e alteração do sentido de direção de algumas ruas da Região Oeste são demandas populares que chegaram à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário e serão verificadas por meio de visitas técnicas na próxima semana. Na segunda-feira (21/3), às 14h, o destino é o Bairro Vista Alegre; já na quinta-feira (24/3), a partir das 9h, serão percorridos dois pontos do Betânia. Para avaliar as solicitações da comunidade, foram convidados para acompanhar as visitas representantes da Administração Regional Oeste, BHTrans e Secretaria Municipal de Política Urbana. 

A viabilidade de alteração na mão de direção na Rua Pastor Belmiro Amorim, Bairro Vista Alegre, será conferida na segunda-feira (21/3), às 14h, a pedido de Irlan Melo (PSD). O vereador explicou que a via é estreita e tem intenso tráfego de pessoas e veículos, com constantes acidentes. “Essa visita foi solicitada pela comunidade através de um abaixo-assinado com mais de 150 assinaturas de moradores da região. O objetivo é que os técnicos da BHTrans, que entendem de fluidez de trânsito e de congestionamentos, verifiquem se a solicitação é viável ou não, ou proponham implementar outras soluções que garantam a qualidade de vida das pessoas que transitam no local”, afirmou. Os convidados sugeridos são o coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta Neto, e o diretor-presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Diogo Oscar Borges Prosdocimi.

Na quinta-feira (24/3), a comissão irá realizar duas visitas técnicas, solicitadas por Wilsinho da Tabu (PP). Às 9h, será avaliada a possibilidade de melhoria da sinalização vertical, fluxo de trânsito, revitalização da pintura das faixas de segurança e análise da temporização semafórica na Rua Alair Pereira de Melo, esquina com Avenida Úrsula Paulino. Às 10h, será verificada possível melhoria da sinalização vertical, fluxo de trânsito e um estudo técnico para conversão da Rua Maria Umbelina Nascimento em via em mão única. Foram convidados para as visitas a secretária municipal de Política Urbana e Superintendente de Mobilidade Urbana em exercício, Maria Fernandes Caldas, Administração Regional Oeste e BHTrans. 

O vereador explicou que as lideranças da região pediram que seu gabinete entrasse em contato com o poder público para solicitar revitalização de trânsito ou melhorias em dois pontos do Bairro Betânia. “Essa interlocução é uma função nossa enquanto fiscais do povo”, afirmou Wilsinho. 

Superintendência de Comunicação Institucional