AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores do Taquaril reivindicam melhorias na Praça Pero Vaz de Caminha

Local tem mato alto, rede de esgoto exposta e iluminação pública precária, o que coloca em risco a segurança da comunidade

segunda-feira, 21 Fevereiro, 2022 - 13:45
Deslizamentos, mato e esgoto na Praça Tiradentes, durante o dia.

Foto: Google Maps / Street View

A falta de estrutura da Praça Pero Vaz de Caminha, no Bairro Taquaril, Região Leste da capital, será debatida em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana nesta terça-feira (22/2), às 13h40, no Plenário Helvécio Arantes. Conforme relato dos moradores das redondezas, o local tem mato alto, rede de esgoto exposta e iluminação pública precária, o que coloca em risco a segurança. O vereador Marcos Crispim (PSC), que solicitou a reunião, pediu providências à Prefeitura, por meio de ofício, em março do ano passado, sugerindo a implantação de um parque ecológico, mas não teve resposta. A audiência será realizada por videoconferência, com transmissão ao vivo pelo Portal CMBH, e a população pode participar enviando perguntas, comentários e sugestões através de formulário eletrônico.

De acordo com o vereador, a praça está com acesso obstruído. Crispim afirma que os moradores estão “indignados”, com o “descaso da Prefeitura”, pois pagam o IPTU anualmente e “não veem melhorias no bairro”. Ele acrescenta que, devido às chuvas de janeiro, alguns imóveis próximos à praça estão com risco iminente de desabamento, conforme avaliação da Defesa Civil e da Urbel, órgãos que estiveram no local. Os moradores reclamam, ainda, que não há escadaria adequada e que sofrem muita dificuldade ao tentar subir e descer o morro. Além disso, quem mora acima da praça sofre com riscos de deslizamento, aponta o vereador, que acrescenta que irá solicitar à Urbel a avaliação do local.

Estão convidados para a audiência representantes da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil; Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel); da Subsecretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social.

Superintendência de Comunicação Institucional