VISITAS TÉCNICAS

Local de alagamentos frequentes no Santa Inês será vistoriado na segunda

Além de buscar soluções para inundações na Rua Conceição do Pará, comissão irá verificar sistema viário e transporte na região

sexta-feira, 18 Fevereiro, 2022 - 10:45

Foto: Divulgação PBH

O acúmulo da água das chuvas no encontro da Rua Conceição do Pará com Luiz da Nóbrega e Vespasiano, no Bairro Santa Inês, vem causando alagamentos recorrentes. A falta de infraestrutura adequada para períodos de chuvas fortes coloca em risco a vida e os bens de moradores, lojistas e de outras pessoas que transitam pela região. Com o objetivo de buscar soluções para a questão, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário estará no local, nesta segunda-feira (21/2), às 11h, acompanhada de representantes da Prefeitura e da comunidade. Antes, às 9h30, a comissão vai vistoriar e propor alternativas para o sistema viário e o transporte público do Bairro Santa Inês, nas proximidades da estação do metrô. 

Em janeiro deste ano, durante as tempestades de verão, uma inundação no encontro da Rua Conceição do Pará com Luiz da Nóbrega e Vespasiano foi de tal ordem preocupante que carros chegaram a ser arrastados pela força da água que se acumulou no local. O problema não é recente, e há relatos na imprensa de que durante as fortes chuvas de setembro de 2015 duas pessoas ficaram ilhadas sobre o capô de um carro na mesma rua.

O vereador Rubão (PP), que solicitou a visita técnica, explica que o encontro das três ruas citadas acontece em um local rebaixado, próximo à área por onde passa o metrô. Devido à topografia das vias, a água das chuvas acaba por se acumular exatamente no ponto que será vistoriado.

Com o intuito de verificar a viabilidade de realização de obras que evitem novos alagamentos, a comissão, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste; da Subsecretaria de Assuntos Institucionais; e da Sudecap estará no encontro da Rua Conceição do Pará com Luiz da Nóbrega e Vespasiano, na segunda (21/2), às 11h.

Pedestres e usuários de ônibus

Antes, às 9h30, também a pedido de Rubão (PP), a comissão vai verificar a possibilidade de aprimoramentos no sistema viário e no transporte público da região com o intuito de beneficiar pedestres e usuários de ônibus. O ponto de encontro será a Rua Conceição do Pará, esquina com Avenida Contagem, em frente à estação de metrô Santa Inês. A comunidade solicita alteração na temporização do semáforo, pois classifica como insuficiente o tempo reservado aos pedestres que precisam atravessar a rua. Durante a visita técnica também serão averiguadas alternativas à localização dos atuais pontos de embarque e desembarque de passageiros. Usuários do sistema de transporte público reclamam que os locais onde estão situados os pontos de ônibus geram sensação de insegurança, principalmente no período da noite. A comunidade também solicita alteração na localização de faixa de pedestres. Estão convidados para participar da visita técnica representantes da Secretaria Municipal de Obras e lnfraestrutura; da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste; da Subsecretaria de Assuntos Institucionais; da Sudecap; e da BHTrans.

Superintendência de Comunicação Institucional