DRENAGEM URBANA

Comissão quer saber o que a PBH tem feito para prevenir enchentes

Tanto em Venda Nova quanto no Bairro Santo Antônio risco de inundação não está descartado

segunda-feira, 13 Dezembro, 2021 - 16:15
Uma pessoa com guarda-chuva na mão atravessa a rua alagada . Ao fundo, um muro pintado com a bandeira do Brasil onde se lê Ordem e Progresso

Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Se na semana passada o Vale do Jequitinhonha, no Norte de Minas, se surpreendeu com as enchentes, em Belo Horizonte o problema é recorrente. A chegada do período chuvoso na capital mineira traz consigo o perigo de alagamentos por toda a cidade. Atenta aos riscos de inundações tanto em Venda Nova, quanto na Região Centro-sul, nesta segunda-feira (13/12) a Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana aprovou questionamentos ao Executivo sobre as obras executadas na atual gestão e sobre as medidas adotadas para mitigar o problema na cidade. Durante a reunião, o colegiado deliberou ainda sobre a data para as próximas reuniões, suspensas desde fevereiro por causa da pandemia: a partir de fevereiro de 2022, as reuniões da comissão especial serão realizadas na terceira quarta-feira do mês, às 9h30, no Plenário Helvécio Arantes. Reinaldo Gomes Preto do Sacolão (MDB) e Fernanda Pereira Altoé (Novo) disseram que vão encaminhar à presidência solicitação de participação presencial de convidados em reuniões, atualmente restrita à modalidade remota, uma vez que os vereadores titulares já podem ir presencialmente

Obras e limpeza

A pedido de Wesley (Pros), a comissão aprovou pedido de informações direcionado ao secretário municipal de Governo, Josué Valadão, questionando qual a quantidade em metragem da rede pluvial construída na gestão do prefeito Alexandre Kalil (PSD), entre 2017 e 2020. A comissão também quer saber da Secretaria Municipal de Obras qual o estado atual de limpeza e desobstrução de galerias, bocas-de-lobo e demais elementos do sistema de microdrenagem da Avenida Vilarinho, em Venda Nova. No requerimento, assinado por Claudio do Mundo Novo (PSD), os vereadores também questionam quais os pontos mais críticos de entupimento e onde devem ser intensificadas a limpeza e a desobstrução.  

Alagamentos na Prudente de Morais 

O problema enfrentado por moradores e comerciantes da Avenida Prudente de Morais, no Bairro Santo Antônio, motivou um pedido de informações direcionado ao prefeito e assinado por Braulio Lara (Novo). Segundo o parlamentar, “os frequentes alagamentos, como se não houvesse infraestrutura adequada de sistema de drenagem, trazem aos comerciantes grandes prejuízos materiais e financeiros”. A comissão quer saber o que já foi feito em prol do sistema de drenagem da Avenida Prudente de Morais; se existem recursos financeiros destinados a resolver a questão e qual o projeto técnico para as galerias da avenida. Os parlamentares também querem saber se há previsão de solução para os alagamentos que ocorrem nos endereços da Avenida Prudente de Morais, dos números 263 ao 433; e, em caso positivo, qual o cronograma. Se não estiverem previstas intervenções para o local, é solicitado o encaminhamento de equipe técnica da PBH para avaliar possíveis soluções para o problema apontado. 

Macaé Evaristo (PT) sugeriu a convocação de uma reunião extraordinária ainda neste mês para ouvir a PBH sobre o andamento das obras de prevenção de enchentes e sobre as medidas adotadas para evitar alagamentos na cidade. 
Na última reunião, realizada em fevereiro, os vereadores questionaram a PBH sobre as ações para minimizar os danos causados pela chuva. Na oportunidade, solicitaram ao Executivo que apresentasse “soluções estruturantes a curto, médio e longo prazo, tais como obras hidráulicas; recursos financeiros disponíveis para custear as medidas, ações e obras; e soluções não estruturantes, tais como implementação de áreas verdes de contenção; além de cronograma de implementação de cada uma das medidas, especificando cada um dos bairros que receberá as intervenções.

Irlan Melo (PSD) também participou da reunião. 

Superintendência de Comunicação Institucional

4ª Reunião - Comissão Especial de Estudo: Drenagem urbana