VISITA TÉCNICA

Deslizamentos de terra colocam em risco casas no Bairro Havaí

Região de encosta da Mata da Represa, conhecida como Grota da Ventosa, é muito íngreme, com alta possibilidade de desmoronamento

terça-feira, 16 Novembro, 2021 - 13:30

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Denúncias de moradores sobre deslizamentos de terra que vêm ocorrendo desde o ano passado na chamada Grota da Ventosa, situada no Bairro Havaí, Região Oeste da cidade, serão fiscalizadas pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana nesta quarta-feira (17/11), às 9h30. Muito íngreme, a região de encosta da Mata da Represa sofre desmatamento e descarte irregular de lixo e esgoto, o que agrava a situação no período chuvoso. O ponto de encontro da visita técnica será na Rua José Cambraia do Nascimento, esquina com a Rua Joaquim Monteiro, Bairro Havaí.

Segundo a vereadora Macaé Evaristo (PT), autora do requerimento, “é preciso debater a necessidade de obras públicas urgentes” para o local afim de evitar o desmoronamento do barranco e de casas. Denúncias apresentadas pelos moradores dão conta de que os deslizamentos de terra estão se intensificando, “impondo situação de extremo risco à vida”. Ainda segundo Macaé, a situação é resultado do abandono do poder público verificado na “falta de obras necessárias e da inadequada destinação para uso do local” sendo verificado o “descarte de esgoto e lixo de toda ordem na encosta”, levando a “grande risco de desabamento de residências do aglomerado a montante em seu ponto mais íngreme e mais alto”.

Macaé afirma, no pedido de vistoria, que “já foi protocolado por movimentos da região oficio ao Ministério Público apresentando a grave situação da área do Grotão da Ventoza, dada a urgência da situação, que demanda obras públicas, pois o período das chuvas já se iniciou e faz-se necessário que a Câmara Municipal de Belo Horizonte veja no local a grave situação existente e solicite providências imediatas ao Executivo com obras públicas”. O tema também foi tratado em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor no dia 9 de novembro, a pedido também da vereadora Macaé.

Foram convidados para participar da visita representantes do Movimento SOS Mata do Havai, Movimento Cercadinho Vivo, Movimento Guaicuy, Instituto Guaicuy, Secretaria Municipal de Política Urbana, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Copasa, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Promotoria de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Belo Horizonte.

Superintendência de Comunicação Institucional