CPI DA COVID-19

Oitiva de subsecretário de Comunicação é cancelada após respostas por ofício

Considerando suficientes esclarecimentos sobre gastos com publicidade, depoimento desta quarta foi suspenso  

terça-feira, 14 Setembro, 2021 - 11:15
Vereadores Juliano Lopes, Jorge Santos, Irlan Melo, José Ferreira e Bruno Miranda, e vereadora Flávia Borja, em reunião da CPI da Covid-19, nesta terça-feira (14/9)

Foto: Cláudio Rabelo / CMBH

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 aprovou, nesta terça-feira (14/9), o cancelamento de oitiva, agendada para esta quarta-feira (16/9), com a finalidade obter esclarecimentos do subsecretário de Comunicação Social da PBH, Francisco Maia Barbosa Duarte, quanto ao gasto de recursos públicos com contratos de publicidade. Segundo o presidente da CPI, vereador Professor Juliano Lopes (Agir), a comissão considera desnecessário novo depoimento, após ouvir a secretária de Comunicação Social e Assuntos Institucionais da Prefeitura, Adriana Branco, no último dia 26 de agosto, e após o encaminhamento, pelo Executivo, de documentação relativa aos pontos questionados.

Conforme requerimento do presidente da comissão, o subsecretário de Comunicação Social da PBH havia sido intimado, na condição de testemunha, para informar à CPI sobre a utilização de recursos públicos pela PBH em contratos de publicidade, no contexto de enfrentamento à covid-19.

Além de informações sobre gastos com publicidade, a secretária Adriana Branco falou na oitiva sobre a importância do papel da comunicação no combate à pandemia. A gestora, que já foi chefe do gabinete do prefeito em 2020, limitou-se a responder perguntas específicas de sua pasta. A secretária informou que, entre março de 2020 e agosto de 2021, a PBH pagou cerca de R$ 55 milhões em publicidade e que os valores investidos em comunicação estão dentro da média dos anos anteriores. Na oportunidade, ela se disponibilizou a encaminhar, por escrito, questões que não são da competência da secretaria. Entre os questionamentos apresentados na oitiva, os vereadores perguntaram sobre a forma de contratação de empresas de publicidade e sobre valores desses contratos.

Participaram da reunião os vereadores Professor Juliano Lopes, Jorge Santos (Republicanos), Irlan Melo (PSD), José Ferreira (PP), Bruno Miranda (PDT), e a vereadora Flávia Borja (Avante).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

21ª Reunião - Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI: COVID-19