VISITAS DA SEMANA

Vereadores buscam medidas para acabar com prática de "racha" no Bairro Céu Azul

A implantação de faixa elevada para pedestre e a instalação de redutor de velocidade também serão verificadas pela Comissão

sexta-feira, 13 Agosto, 2021 - 14:00
Placa de redutor de velocidade

Foto: Arquivo/ CMBH

Na próxima semana, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai verificar, por meio de visitas técnicas, os problemas de falta de segurança para pedestres e motoristas em algumas vias públicas da cidade. Realizadas na terça-feira (17/8) e na quarta (18/8), as visitas têm como convidados representantes do Executivo e da Polícia Militar, que deverão propor soluções para os problemas encontrados. A prática de "racha" (corridas ilegais de carros) no Bairro Céu Azul e alta velocidade dos veículos na Avenida Tereza Cristina e na Rua Júlio Cézar Vieira (Bairro Átila de Paiva) estão entre os temas.

As práticas constantes de "racha" e manobras ilegais de trânsito que colocam em risco a vida e a segurança dos moradores e de quem trafega pela Avenida Carlos Duarte Costa, no Bairro Céu Azul, motivaram Irlan Melo (PSD) a fazer uma solicitação de visita técnica à Avenida Carlos Duarte Costa, entre as Ruas Tito Lívio de Oliveira Duque e Francisco Negrão de Lima, às 10h, na próxima terça-feira (17/8). A visita pretende buscar soluções e medidas efetivas para eliminar este tipo de ocorrência no local. O ponto de encontro será na Avenida Carlos Duarte Costa esquina com a Rua Francisco Negrão de Lima.

Segundo informou o parlamentar, existem diversos relatos de acidentes, como atropelamentos, colisões e capotamentos no local. Irlan explicou que o objetivo é verificar as medidas necessárias a fim de encerrar as disputas de corridas que comprometem a segurança das pessoas e, para isso, pede que sejam convidados, além do presidente da BHTrans e do coordenador da Regional Venda Nova, o comandante do 49° Batalhão da PMMG, o Ten. Cel. Renato Salgado Cintra Gil, que deverão apresentar sugestões para melhorar a segurança da via e dos moradores locais.

Alta velocidade e acidentes no Bairro Átila de Paiva

Na quarta-feira (18/8), serão realizadas duas visitas a pedido do vereador Professor Juliano Lopes (Agir), ambas no Barreiro. Foram convidados para acompanhar os trabalhos o coordenador de Administração Regional Municipal do Barreiro, Walmir Ancelmo Mattos; e a gerente da BHTrans - Regional Barreiro, Maria Inês Oliveira Ferreira Franco.

Às 10h, está marcada a vistoria na Avenida Tereza Cristina, onde a Comissão vai verificar a possibilidade de instalação de faixa elevada de pedestre e serviço de registro de avanço de semáforo, próximo ao número 300, esquina com a Rua Cabo Valério Santos, no Bairro Átila de Paiva (Barreiro). Os convidados serão aguardados neste local. Em sua justificativa, Juliano ressalta que “neste local, foram registrados inúmeros acidentes, com óbitos inclusive, uma vez que os veículos circulam em alta velocidade, ocasionando insegurança aos motoristas e pedestres”.

Às 10h30, o grupo segue para analisar a possibilidade de implantação de redutor de velocidade na Rua Júlio Cézar Vieira, altura do número 80, também no Bairro Átila de Paiva (Barreiro), onde será o ponto de encontro. Segundo Juliano, a alta velocidade dos veículos que trafegam no local coloca em risco pedestres e motoristas, principalmente crianças e idosos.

Superintendência de Comunicação Institucional