SAÚDE E SANEAMENTO

PBH é questionada sobre perda de imunizantes contra a covid-19

Falta de médicos e de segurança em centros de saúde também é apurada. Indicação pede que bolsistas que estudam no exterior sejam vacinados

quarta-feira, 28 Julho, 2021 - 16:00

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A perda de doses de vacinas contra a covid-19 em Belo Horizonte e a vacinação de estudantes bolsistas em outros países motivaram um pedido de informação para o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e uma indicação para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Os requerimentos foram aprovados nesta quarta (28/7) pela Comissão de Saúde e Saneamento, que também decidiu encaminhar ao Executivo pedido de informação sobre a ausência da Guarda Municipal nas unidades básicas de saúde e realizar visita técnica ao Centro de Saúde Eduardo Mauro de Araújo, no Bairro Miramar (Barreiro). Os vereadores também registraram o recebimento de resposta da PBH a pedido de informação sobre surgimento de "aranhas gigantes" e relato de gambás em prédios na região do Bairro Buritis.  

Perda de imunizantes

A matéria veiculada pelo Jornal O Globo, no último dia 21, informando que a capital tem o maior índice de perda técnica de imunizantes, motivou um pedido de informações para o prefeito questionando qual o índice de imunizantes perdidos e os motivos das perdas. No requerimento, Pedro Patrus (PT) argumenta que “quanto mais tempo demorarmos para vacinar, maior o risco de o coronavírus continuar a circular, infectar e matar as pessoas.” Os parlamentares querem saber quais medidas a PBH adota para reduzir o desperdício; qual o impacto da perda desses imunizantes na campanha de imunização da população e qual a média de doses aplicadas por dia em Belo Horizonte. O requerimento também questiona se o excesso de estoque para segunda dose provocou essa perda; qual o critério adotado para assegurar aplicação da segunda dose e se existe diferença/relação nos tipos de vacina e seu desperdício.

Imunização de bolsistas

A pedido de José Ferreira (PP), a comissão aprovou um indicação ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sugerindo a vacinação de estudantes bolsistas no exterior. De acordo com o vereador, BH tem 45 estudantes/pesquisadores bolsistas de universidades na Europa que estão correndo risco de perderem o seu benefício acadêmico por não estarem vacinados. José Ferreira explica que o ano letivo no continente europeu está programado para iniciar de forma presencial no mês de setembro e, pelo atual calendário de vacinação, muitos estudantes não serão contemplados com a vacina a tempo. “A Secretaria Municipal de Saúde informou que Belo Horizonte segue o calendário nacional de vacinação e é por isso que encaminho o pedido para o ministro”. No requerimento, o colegiado solicita que o Ministério vacine todos os alunos brasileiros que estão nesta situação “para que não percam essa oportunidade única e tão importante para a comunidade científica.” 

Insegurança nos postos de saúde 

Em mais um pedido de informação destinado ao prefeito, o colegiado questiona a ausência da Guarda Municipal nos postos de saúde. Em seu requerimento, José Ferreira destaca o Centro de Saúde Confisco, no Bairro Bandeirantes, como exemplo para a violência que diversas unidades têm sofrido diariamente: “No prazo de três meses foram oito carros e duas motos furtadas, fora os roubos de carteira e telefone celular”. Ao pedir uma atenção especial a Kalil, José Ferreira solicita que seja feito um planejamento possibilitando o retorno dos guardas municipais às unidades básicas de saúde. De acordo com ele, a segurança traz mais qualidade ao atendimento. Os parlamentares indagam qual o fundamento da retirada da Guarda Municipal dos centros de saúde; se a Prefeitura tem conhecimento da violência que ocorre nas unidades e em seu entorno; e ainda, se existem avaliações dos impactos de violência sofridos por usuários e trabalhadores. O colegiado questiona ainda se o grupo especial da Guarda, composto por 80 agentes com 40 motos, criado exclusivamente  para  tentar frear os frequentes casos de ameaças, perturbação do sossego e furtos nas 157 unidades de saúde da Capital, encontra-se em atividade.
Dr Célio Frois (Cidadania) apoiou o pedido e afirmou ser um assunto muito pertinente que deve ser observado com cuidado pelo poder público. 

Falta de médicos

O pedido de visita técnica solicitado por Professor Juliano Lopes (Agir) para apurar a denúncia de funcionários que alegam falta de médicos no Centro de Saúde Eduardo Mauro de Araújo, também foi aprovado pela comissão. Foram convidados para acompanhar os parlamentares durante a visita, marcada para a próxima quarta-feira (4/8) às 10h30, o coordenador de Administração Regional Municipal do Barreiro, Walmir Anselmo de Mattos, e a gerente do Distrito Sanitário Barreiro, Silvana Leite Pereira. O Centro de Saúde Eduardo Mauro de Araújo fica na Rua Eridano,  540, Bairro Miramar (Barreiro). 

Resposta da PBH

A Prefeitura respondeu o requerimento assinado por Wilsinho da Tabu (PP), que questionou o surgimento de "aranhas gigantes" e de gambás em prédios na região do Bairro Buritis. A Prefeitura assegurou que não há notificações recentes na Gerência de Zoonoses Oeste de acidentes por animais peçonhentos e nem outras solicitações ou relatos de aparecimentos de aranhas na região. De acordo com a PBH, em atendimento à solicitação do munícipe, a referência técnica realizou uma vistoria em uma residência na Rua José Silveira, Bairro Buritis, em virtude do aparecimento de uma aranha. Como o exemplar já havia sido descartado, a técnica repassou as orientações e cuidados para evitar o acesso de aranhas e outros animais peçonhentos no imóvel, além de orientações caso ocorra algum acidente. 

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional 

25ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento