CPI DA BHTRANS

Cidadão pode fazer denúncias à CPI, em sigilo, acessando formulário digital

Canal exclusivo vai receber informações que possam colaborar com as investigações sobre a BHTrans e as empresas de ônibus

segunda-feira, 19 Julho, 2021 - 15:30
Mãos jovens seguram celular. Sobre a foto, no canto esquerdo, um ícone ilustrado d euma lupa sobre um ônibus

Foto original: Pexels | Arte: Comunicação CMBH

Já está disponível, no portal da Câmara, o formulário digital para recebimento de denúncias, de forma anônima, que possam contribuir para os trabalhos de investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da BHTrans. O objetivo é criar um canal de comunicação oficial, exclusivo e sigiloso, para fomentar o recebimento de informações relevantes por parte da população e de servidores da BHTrans.

A medida, solicitada pelo presidente da CPI, vereador Gabriel (sem partido), foi aprovada durante a reunião da Comissão, no último dia 13 de julho. Gabriel colocou seu gabinete à disposição para fazer a gestão do canal, comprometendo-se a compartilhar as informações que forem chegando.

A CPI

A CPI da BHtrans foi criada em maio de 2021, com o objetivo de apurar possível omissão da BHTrans na fiscalização das concessinárias do transporte coletivo, diante do constante descumprimento das normas de prestação do serviço. Desde então, já foram convocados para prestar esclarecimentos donos de empresas de ônibus, representantes do Movimento Tarifa Zero, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Pesquisa, Perícias, Informações e Congêneres de Minas Gerais (Sintappi-MG) e da Tecnotran Engenheiros e Consultores, empresa responsável por propostas que participaram e venceram processo de licitação do transporte público em BH. Também já prestaram depoimentos, representante da Maciel Consultoria, responsável pela auditoria dos livros-caixa das empresas, o atual e o ex-presidente da BHTrans, entre outros

Além de Gabriel, que preside a comissão, integram a CPI da BHTrans os vereadores Bella Gonçalves (Psol), Braulio Lara (Novo), Claudiney Dulim (Avante), Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), Rubão (PP) e Wanderley Porto (Patri). 

Superintendência de Comunicação Institucional