VISITAS TÉCNICAS

Comissão vai verificar sinalização de trânsito e centro de convivência no Barreiro

Pedestres e motoristas demandam faixa para travessia e placa de "Pare"; CAC Barreiro demandaria serviço de capina e reparos

segunda-feira, 22 Fevereiro, 2021 - 12:00
Em visita, Comissão pedirá a realização de obras de manutenção e de serviços de capina no CAC Barreiro

William Delfino / CMBH

O registro de acidentes de trânsito em dois pontos da Região do Barreiro demandou atenção da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, que realiza visitas técnicas nesta quarta-feira (24/2) para verificar a necessidade de alterações na sinalização. Às 9h, o colegiado vai à Avenida Nélio Cerqueira, no Bairro Tirol, onde moradores pedem faixa de pedestre; às 10h, o grupo avalia a Rua José de Oliveira Fernandes, no Bairro Milionários, onde a comunidade sugere a instalação de uma placa de parada obrigatória. Às 11h, a comissão segue para o Centro de Apoio e Convivência (CAC) Barreiro, à Rua Pinheiro Chagas, 252, Santa Helena. A unidade estaria precisando de manutenção, como capina e reforma, para tornar o local mais seguro e estruturado para os atendimentos. Foram convidados para as visitas representantes da Administração Regional Barreiro, BHTrans e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Sinalização

Conforme explica o requerente das visitas, Professor Juliano Lopes (PTC), na primeira vistoria será verificada a possibilidade de instalação de faixa elevada de pedestre na Avenida Nélio Cerqueira, 916, Bairro Tirol. Segundo ele, foram registrados inúmeros acidentes no local, onde os veículos circulam em alta velocidade, causando insegurança a motoristas e pedestres. O ponto de encontro da visita será na Avenida Nélio Cerqueira, 916, no Bairro Tirol.

Na sequência, a comissão segue para a Rua Santa Alexandrina, no Bairro Milionários, onde será verificada a possibilidade de trannsferir uma placa de “Pare” da via para a Rua José de Oliveira Fernandes, no mesmo bairro. Lopes relata que, em um dos acidentes registrados no local, um veículo ficou pendurado no aparelho de ginástica, localizado no passeio da Capela Santa Mônica. 

São esperados o coordenador de Administração Regional Municipal Barreiro, Valmir Ancelmo Mattos, o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi e a gerente da BHTrans / Regional Barreiro, Maria Inês Oliveira Ferreira Franco.

CAC Barreiro

O último local a ser vistoriado será o CAC Barreiro, onde será avaliada a precariedade estrutural do espaço. De acordo com o autor do requerimento, o Centro de Apoio e Convivência encontra-se com estrutura física danificada e mato alto, colocando em risco a saúde e a segurança de usuários, funcionários e moradores do entorno, tornando-se ponto de tráfico de drogas e esconderijo para bandidos. Em razão disso, o que se pretende na visita é averiguar a possibilidade de realização de obras, capina e outros serviços de manutenção, visando possibilitar ao CAC Barreiro um maior número de atendimentos, num ambiente mais seguro e estruturado.

Foram convidados o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão, o coordenador de Administração Regional Municipal do Barreiro, Valmir Ancelmo Mattos, a diretora regional de Assistência Social Barreiro, Ângela Maria de Souza de Oliveira, e a gerente regional de Manutenção Barreiro, Lidiane de Souza Monteiro.

Superintendência de Comunicação Institucional