VISITE A CÂMARA

No dia 10/12, 45 alunos do Projeto "Jovens construindo a cidadania" conheceram o Poder Legislativo.

Projeto
Jovens constuindo a cidadanis e o Vereador AnselmoO Programa "Jovens construindo a cidadania”, do 16º BPM da PMMG, surgiu de uma ONG, criada nos EUA, sendo implantado, primeiramente, pela Polícia Militar de São Paulo e, depois, pela de Minas Gerais. O trabalho é feito em três escolas estaduais do Bairro Santa Tereza em Belo Horizonte: Escola Estadual Carlos Góes, Escola Estadual Ana de Carvalho Silveira e Escola Estadual Instituto Agronômico. Tendo um foco social, o projeto aborda ética, cidadania e o trabalho de lideranças de alunos. No que se refere a essas lideranças, a proposta é capacitá-las a tomar decisões nas escolas, melhorar o ambiente escolar, da comunidade e desenvolver nos alunos uma melhor percepção de mundo.

Coordenação

Sargento Roberto BatistaO 1º Sargento do 16º Batalhão da Polícia Militar do Bairro Santa Tereza e Coordenador do projeto, Roberto Batista de Abreu Júnior , destacou que o trabalho valoriza o tema Cidadania. “E nada melhor do que começar pelo Legislativo, que tem o propósito de trabalhar com o cidadão, dando aos alunos a oportunidade de conhecer a Câmara e os vereadores. Muitos deles não sabem como ela funciona, nem conhecem suas funções", considerou o sargento. Ele informou, também, que, no momento em que esses estudantes começam a trabalhar em conjunto com a comunidade, passam a ter uma visão mais ampla sobre seus problemas, gerando frutos tanto para as famílias, como para as escolas.

Trabalho voluntário
 

Valéria Cristina AlvesA esposa do Sargento Roberto, Valéria Cristina Alves de Abreu, que participa do projeto desde o inicio e acompanha as visitas, disse que é muito importante esse acompanhamento, pois o aluno, dentro da escola, não tem muita voz ativa para expor suas idéias e o projeto é uma forma de diminuir a distância entre o corpo docente e o aluno. “Ele cria a oportunidade de resgatar esses alunos, muitas vezes marginalizados e considerados problemáticos. Assim, o projeto visa a trazer esse aluno de volta para o convívio da sociedade", explicou Valéria. Para ela, a visita à CMBH foi muito positiva, pois possibilitou, em suma, a esses estudantes conhecer um pouco mais do dia a dia de Belo Horizonte.
{mospagebreak}

Parlamentar
 

Vereador Anselmo José DomingosO vereador Anselmo José Domingos acompanhou os alunos e gostou muito de conhecer o projeto, que, segundo ele, é uma forma de interação do estudante com a escola e com a comunidade. “Esses alunos podem oferecer melhorias aos bairros onde vivem, às escolas e às suas famílias. Com essa visita, eles podem compreender o que o Legislativo pode fazer por eles e que ele pode ser parceiro para conseguirem o que precisam para sua comunidade”, constatou Anselmo. Segundo ele, os alunos podem apresentar aos vereadores suas demandas, sob a forma de projetos de leis, abaixo assinados e outros instrumentos. O vereador relatou, ainda, que a parceria da Câmara com a PMMG e os alunos das escolas estaduais, envolvidos no projeto, pode facilitar a solução de problemas do bairro. Dentre os resultados já obtidos, Anselmo destacou a realização de melhorias em ruas dessas comunidades e a colocação de espelho em banheiros femininos das escolas.

Alunos

Bárbara StefaneBárbara Stefane, 17 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Carlos Góes, não acha muito diferente seu trabalho no projeto, em relação ao dos vereadores. "O objetivo do nosso trabalho é ajudar a comunidade em geral. Já conhecia a Câmara, quando vim tirar minha carteira de identidade. Mas, agora, foi gratificante ver de perto os vereadores", afirmou Bárbara. 
 
Felipe MarleyFelipe Marley, 15 anos, que cursa a 7ª série do Ensino Fundamental na Escola Estadual Instituto Agronômico, disse que veio visitar a CMBH para buscar experiências, saber como os vereadores trabalham e como são elaboradas as leis. "Comparando a minha função dentro do projeto com as funções de um vereador, percebi que é muito importante o nosso papel como cidadãos, de ajudar o próximo, a comunidade, por meio de projetos como o nosso”, concluiu.

Informações sobre o Projeto:

Site ou na comunidades do orkut.