AUDIÊNCIA PÚBLICA

Impactos da pandemia sobre artesãs serão debatidos na Comissão de Mulheres

O Colegiado deve cobrar da PBH ações para reduzir os danos causados pela pandemia de Covid-19 no setor de artesanato

sexta-feira, 25 Setembro, 2020 - 16:30
em detalhe, mão de mulher esculpindo em madeira

Foto: Wavebreakmidiamacro_Freepik

Como já se percebe em diversas atividades da economia criativa, o setor de artesanato também sofre com os impactos causados pela pandemia de Covid-19. Com a suspensão da realização de feiras livres (recente Decreto Municipal autorizou retorno de algumas feiras permanentes) e com as vendas no comércio da cidade retornando aos poucos, trabalhadoras e trabalhadores do ramo tentam se reinventar em meio à crise. Buscando construir ações capazes de reduzir os danos circunstanciais ocasionados pelo isolamento social e para conhecer a condição de trabalho das artesãs em contexto pandêmico, a Comissão de Mulheres realizará audiência pública, na próxima segunda-feira (28/9), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes.

O encontro, que terá como tema “Economia criativa feminina: como estão as artesãs no contexto da pandemia da Covid-19?", deve contar com a presença de representantes das áreas de Cultura e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Belo Horizonte, assim como representantes de feiras e artesãs.

Convidados

Foram convidadas(os) para o debate, representando o Poder Público, a Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da PBH, Bárbara Mara Bof Santos; a Diretora de Patrimônio Cultural e Arquivo Público de Belo Horizonte, Françoise Jean, e o Secretário Municipal Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Bruno Miranda.

A Comissão espera também a presença de representantes da sociedade civil, tendo convidado Marcelo Freitas, representante da Feira Coberta do Padre Eustáquio, e as artesãs Flávia de Oliveira Ferreira e Juliana Castro de Oliveira.

Superintendência de Comunicação Institucional