DIREITOS DOS SERVIDORES

Audiência vai discutir com trabalhadores da saúde enfrentamento da Covid-19

Reunião foi aprovada nesta terça-feira (19/5). Data e horário serão definidos posteriormente 

terça-feira, 19 Maio, 2020 - 11:00

Foto: Abrãao Bruck/CMBH

Foi aprovado na manhã desta terça-feira, (19/5), no âmbito da Comissão Especial de Estudo dos Direitos Trabalhistas dos Servidores e Empregados Públicos Municipais, requerimento para a realização de audiência pública que irá fazer um balanço das ações do município na prevenção, controle e combate da pandemia causada pelo coronavírus em BH. Serão convidadas entidades sindicais representantes dos servidores da saúde.  

De autoria dos vereadores Gilson Reis (PCdoB) e Pedro Patrus (PT), o Requerimento de Comissão 252/2020 tinha o objetivo inicial de debater as medidas de prevenção e monitoramento para segurança das trabalhadoras e trabalhadores da área da saúde. Entretanto, durante a reunião desta manhã o vereador Gilson Reis defendeu que o encontro seja um balanço das ações, visto que a ações do município já estão em andamento. “Penso que a proposta deve permanecer e que a Comissão faça uma articulação com o Sindicato dos Médicos, Sindicato dos Enfermeiros e Sindbel para que a gente possa fazer um balanço destes dois, três meses de Covid-19”, explicou Gilson, acrescentando que a data e o horário para encontro serão definidos a partir da disponibilidade das entidades, e ainda que a audiência pública acontecerá na modalidade remota.

Além dos parlamentares que assinaram o requerimento, esteve presente também o vereador Orlei (PSD), que presencialmente conduziu os trabalhos da comissão. Confira aqui o resultado completo da reunião.

Estrutura e segurança

Belo Horizonte registrou seu primeiro caso de Covid 19 em 16 de março e teve sua primeira morte duas semanas depois, no dia 30. Durante a primeira reunião especial realizada na Câmara no dia 9 do mês passado, sobre as ações do município no combate à pandemia, o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, informou que desde janeiro a cidade se preparou e que foram criados dois Centros Especializados em Covid-19 (Cecovid) em BH, sendo um na Rua Domingos Vieira, 488, Bairro Santa Efigênia, com funcionamento 24 horas, e outro na Rua Padre Pedro Pinto, 175, em Venda Nova, que funciona todos os dias de 7h às 19h. Ainda segundo Jackson,  em BH existem 10.546 leitos hospitalares, sendo 6.052 no SUS. Destes, 1070 são em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), com o SUS sendo responsável por 600 destas estruturas.

Ainda durante aquela reunião, vereadore apresentaram ao secretário reclamações de servidores da saúde que questionavam a falta de equipamentos básicos de segurança, como máscaras e luvas. Na ocasião, o secretário informou que Município já estaria investindo R$ 13,7 milhões na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), além da compra de 94 mil máscaras N95, 900 mil máscaras cirúrgicas, 408 mil aventais e 73 mil caixas de luvas.

Assista ao vídeo com a íntegra da reunião.                               

Superintendência de Comunicação Institucional