REGIÃO DO BARREIRO

Água empoçada no Tirol e cruzamento perigoso no Cardoso mobilizam comissões

Demandas da comunidade foram conferidas de perto; Legislativo vai cobrar providências rápidas da PBH

quinta-feira, 7 Novembro, 2019 - 19:00

Chega a durar vários dias o acúmulo de águas pluviais em um dos lados da Rua José Carmo Oliveira, no trecho entre as Ruas Antônio Eustáquio Piaza e Luiz Lemos Pedrosa, no Bairro Tirol, no Barreiro. A situação provoca transtornos e prejuízos aos moradores e pedestres. Já no Bairro Cardoso, o problema são os frequentes acidentes que ocorrem no cruzamento das Ruas Joaquim Teixeira Dias e João Ferreira Dias. As vias são de mão dupla e mal sinalizadas. Por iniciativa do vereador Professor Juliano Lopes (PTC), as Comissões de Meio Ambiente e Política Urbana e de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizaram visitas técnicas ao local nesta quinta-feira (7/11).

Segundo o comerciante do Bairro Tirol Gilson Pascoal de Oliveira, a água fica muitos dias represada, o que acarreta riscos de focos da dengue, além dos transtornos para quem circula na área. “Trabalho com desmonte de veículos e a Prefeitura determinou a cobertura do local onde funciona minha empresa para evitar água parada e, consequentemente, a proliferação da dengue. Mas o que ocorre hoje é o acumulo de água na rua”, reclamou.

Para a engenheira Bruna Ferrari, da Gerência de Manutenção da Regional Barreiro e que atua em equipamentos da área de saúde, a situação pode se transformar em um problema de saúde pública. “Quando o acúmulo de água passa de quatro dias é possível a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, considerou.

O engenheiro Danilo Oliveira, também da Gerência de Manutenção da Regional Barreiro, explicou que o problema tem origem nos sucessivos recapeamentos da via que acabaram destruindo a sarjeta e o meio-fio no trecho onde ocorre a água fica empoçada. Segundo ele, é preciso reconstruir sarjetas e meios-fios nos dois lados da rua, construir duas bocas de lobo e interligar novamente o trecho no sistema de escoamento já existente.

Juliano Lopes disse que vai solicitar à Prefeitura providências imediatas para a execução de um sistema de drenagem que permita o escoamento da água que fica acumulada no local quando chove.

Participaram também da visita o coordenador de Administração, Valmir Anselmo Mattos, e o diretor administrativo, Rogério Costa, ambos da Regional Barreiro.

Cruzamento perigoso

Na mesma regional, moradores temem acidentes de trânsito. “A gente assusta demais quando ocorre alguma coisa no cruzamento. Os pedestres também correm riscos para atravessar as ruas”, reclama a moradora do Bairro Cardoso Dalva de Oliveira. Vizinhos lembram um recente acidente envolvendo um ônibus urbano e um automóvel de aluguel: o ônibus destruiu parte do muro de um prédio em construção, ferindo duas pessoas.

O gerente da BHTrans da Regional Barreiro/Oeste, Anderson Leal, disse que realmente é preciso refazer a sinalização no cruzamento, acrescentando faixas de pedestre. Informou também que serão colocados redutores de velocidade na Rua João Ferreira Cardoso. Na Rua João Ferreira Dias não é possível instalar quebra-molas por limitações legais, em virtude da inclinação da via próxima ao cruzamento. “Não é possível ainda definir um prazo, mas este local é prioridade porque já teve acidentes com vítimas”, concluiu.

O vereador informou aos moradores que vai solicitar à Prefeitura a execução do projeto o mais rápido possível. Também participaram da visita o assessor da presidência, Antônio Celso, e o coordenador da área operacional, Flávio André, ambos da BHTrans. Pela Regional Barreiro participaram o coordenador de Administração, Valmir Mattos, e o diretor administrativo, Rogério Costa.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para verificar a possibilidade de instalação de boca de lobo na Rua José do Carmo Oliveira - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana

Visita técnica para verificar a possibilidade de realizar a revitalização de toda a sinalização horizontal e vertical (placas e pintura no asfalto indicando "Parada Obrigatória") - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário