FLUIDEZ NO TRÂNSITO

Comunidade do Barreiro pede melhorias em ligação entre os Bairros Cardoso e Milionários

Local recebeu visita da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta manhã

quarta-feira, 23 Outubro, 2019 - 14:30

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A Avenida Olinto Meireles é uma importante via de acesso e ligação a vários bairros da Região do Barreiro. Na manhã desta quarta-feira (23/10) o local recebeu a visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, entre os trechos das Ruas Campo Grande e Coronel Severiano. A vistoria, pedida pelo vereador Hélio da Farmácia (PHS), teve o objetivo de viabilizar, junto à BHTrans, um estudo técnico para rebaixamento de canteiro central da avenida, a fim de melhorar passagem de veículos do Bairro Milionários para o Bairro Cardoso.

Retornos

No trecho compreendido entre a Praça da Febem e a Via do Minério, a Avenida Olinto Meireles possui duas aberturas no canteiro central para a conversão dos veículos. Embora a sinalização não seja proibitiva, as placas das Ruas Coronel Severiano e Campo Grande indicam sentido obrigatório à direita, impedindo desta forma a travessia dos carros que vêm do Bairro Milionários e querem atravessar a via, para seguir no sentido Praça.

A sinalização, considerada confusa por muitos motoristas que transitam pelo local, também é motivo de reclamação entre os moradores. Segundo Robert Luiz, morador do Bairro Miramar, ir para o bairro vizinho é tranquilo, porém a volta é sempre mais difícil. “Se eu vou ao hospital do Barreiro ou para a casa da minha mãe, quando vou voltar para a minha casa tenho que dar uma volta gigantesca, ficamos ilhados do lado de lá”, contou Robert.

Segundo o vereador Hélio da Farmácia, a chamada para a visita técnica partiu de uma demanda da população que teve a rotina do trânsito bastante impactada desde a instalação do Hospital Metropolitano do Barreiro, que alterou muito o sentido de circulação das ruas. “Aqui tem um fluxo de veículos muito intenso e é preciso fazer um estudo para melhorar a fluidez no trânsito de uma maneira inteligente. Esta é a nossa demanda”, afirmou o vereador.

De acordo com o assessor da BHTrans, Antônio Celso, a partir desta vistoria a coordenadoria de Trânsito Regional Oeste/Barreiro irá realizar uma pesquisa de viabilidade para atender o pedido de melhorar a transposição da avenida. “É um estudo mais complexo, de articulação viária, tem que ver a mudança de circulação, onde ela se encaixa melhor, de forma a não prejudicar o restante”, explicou o assessor.

Também estiveram presentes na visita o gerente de Trânsito Regional Oeste/Barreiro, Anderson Leal; a técnica de Transporte e Trânsito, Edilene Almeida; o supervisor de Trânsito Oeste/ Barreiro, William Servino; e o coordenador Regional Barreiro, Walmir Mattos.

Superintendência de Comunicação Social

Visita técnica para viabilizar estudo técnico para rebaixamento de canteiro central na Avenida Olinto Meireles, objetivando a passagem de veículos do Bairro Milionários para os Bairros Santa Helena e Santa Cruz - Comissão de Transporte e Sistema Viário