VISITA TÉCNICA

Atendimento no Hospital do Barreiro vai ser averiguado nesta terça-feira

A fiscalização será voltada especialmente ao atendimento de crianças, idosos e pessoas com deficiência

sexta-feira, 8 Março, 2019 - 16:45
Fachada do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, na Regional Barreiro

Foto: Amyra Hissa/Portal PBH

Inaugurado em 2015 após diversos adiamentos, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, também conhecido como Hospital do Barreiro, atingiu 100% de sua capacidade total de atendimento apenas em 2017, na gestão do prefeito, Alexandre Kalil. No intuito de averiguar as atuais condições de funcionamento e o atendimento prestado ao usuário, especialmente aos segmentos mais vulneráveis da população, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará uma visita técnica ao local na próxima terça-feira (12/3), a partir das 10h. A verificação terá início na portaria do hospital, na Rua Dona Luiza, 311, Bairro Milionários.

Requerente da atividade, Fernando Borja (Avante) explica que a visita tem a finalidade de verificar as condições de atendimento dispensado aos idosos, crianças e adolescentes, assim como aos portadores de deficiência, aferindo as condições de acessibilidade e o atendimento preferencial prestado pelo hospital. Membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento, o vereador requereu a verificação à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, responsável pela fiscalização de questões referentes aos direitos e garantias fundamentais e à cidadania e à defesa do usuário de serviços públicos.

Atendendo exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro apresenta-se como um hospital geral de retaguarda para atendimento de alta complexidade em clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia, além de diversos tipos de exames. A unidade atende apenas pacientes provenientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou de outros hospitais da rede pública, encaminhados pela Central de Internação de BH..

Durante a visita técnica, que deverá ser acompanhada pelos membros da comissão, representantes da Prefeitura e gestores do hospital, o vereador irá ouvir usuários e funcionários da unidade.

Superintendência de Comunicação Institucional