TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Wesley Autoescola e Fernando Luiz vão se alternar na presidência da comissão

Redução do desemprego, volta dos agentes de bordo aos ônibus e melhoria das vias e da sinalização de trânsito serão prioridades

terça-feira, 5 Fevereiro, 2019 - 17:45

Foto: Karoline Barreto / CMBH

O vereador Wesley Autoescola (PRP) foi eleito, nesta segunda-feira (5/2), para presidir a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário até 31 de dezembro deste ano. A partir de 1º de janeiro de 2020, a presidência passará a ser ocupada pelo vereador Fernando Luiz (PSB), que ocupará o cargo até o fim da atual legislatura, a ser encerrada em 31 de dezembro do ano que vem. Na mesma reunião, o vereador Jair Di Gregório (PP) foi eleito para ocupar o cargo de vice-presidente nestes dois anos. Os parlamentares também deliberaram que as reuniões da comissão irão ocorrer às quintas-feiras, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

O novo presidente da comissão ressaltou que defenderá ações que promovam o desenvolvimento econômico da capital, tendo como foco a redução do desemprego. No que tange ao transporte, Wesley Autoescola afirmou que irá trabalhar pela volta dos agentes de bordo nos ônibus. Outra das prioridades do novo presidente será a melhoria do sistema viário. Para tanto, ele pretende trabalhar pelo aprimoramento da qualidade das vias e da sinalização de trânsito.

O vice-presidente Jair Di Gregório também defendeu a volta dos agentes de bordo aos ônibus e afirmou que irá se reunir com o prefeito Alexandre Kalil (PHS) com o intuito de acertarem um projeto que contemple tanto os agentes quanto as empresas concessionárias de ônibus na capital. Di Gregório também afirmou que irá a Brasília conversar com os senadores sobre a ampliação do metrô em Belo Horizonte

O ex-presidente da Câmara, Henrique Braga (PSDB), ao encerrar sua participação na Mesa Diretora, passou a integrar a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Ele afirmou que é promessa do prefeito Alexandre Kalil o retorno de centenas de agentes de bordo ao sistema de transporte coletivo por ônibus. Braga defendeu que a questão dos agentes de bordo seja apreciada pela Câmara Municipal com “consciência” e “pé no chão”. Ele lembrou que, em vez de a auditoria dos ônibus concluir que as tarifas deveriam ter um custo inferior ao atual, os cálculos da auditoria demonstraram que o valor da tarifa deveria ser de R$ 6,35, tendo em vista os parâmetros do contrato vigente.

No que tange ao desenvolvimento econômico, Henrique Braga defendeu mudanças no programa de transferência de renda do governo federal, o Bolsa Família. Ao tratar da política de assistência social e da necessidade de se garantir emprego à população, ele afirmou que não se pode dar o peixe, mas, sim, dar a vara e ensinar a pescar. O parlamentar entende que, apesar da boa intenção do programa, mudanças são necessárias.

Comissão de Participação Popular

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário indicou o vereador Doutor Nilton (Pros) como membro efetivo da Comissão de Participação Popular, que deve ser composta por um representante de cada uma das comissões permanentes e por um representante da Mesa Diretora. O vereador Fernando Luiz foi indicado como suplente. A atuação de ambos na Comissão de Participação Popular se encerra em 31 de dezembro do ano que vem.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária- Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário