AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta contaminação do Rio Paraopeba e risco de desabastecimento em BH

Encontro deve apurar eventuais problemas de saúde gerados aos munícipes em razão da água contaminada após rompimento de barragem

terça-feira, 26 Fevereiro, 2019 - 14:30
Peixe morto coberto de lama sobre a grama

Foto: Ricardo Barbosa / ALMG

Destaque na pauta de discussões do Legislativo, os impactos causados pelo rompimento de uma barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho (MG), no último dia 25 de janeiro, ainda são imprecisos e seguem preocupando os parlamentares. Diante disso, a Comissão de Saúde e Saneamento realizará audiência pública, na próxima quinta-feira (28/2), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, para discutir a qualidade da água do Sistema Paraopeba e os riscos de desabastecimento para Belo Horizonte ou problemas de saúde em razão da contaminação da água. O Rio Paraopeba foi atingido pela lama de rejeitos tóxicos de mineração da Vale após o vazamento da barragem do Córrego Feijão.

Autor do requerimento para a audiência, o vereador Gilson Reis (PCdoB) afirma que a intenção é “esclarecer qual a real situação em que se encontra o abastecimento de água em Belo Horizonte”, uma vez que “as informações obtidas através dos veículos de comunicação e dos sites oficiais dos órgãos responsáveis pelo monitoramento da qualidade da água apontam um índice alto de contaminação”.

Convidados

O debate deve contar com a participação de gestores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa/MG), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Superintendência de Comunicação Institucional