GESTÃO DA CÂMARA

Nova Mesa Diretora realizou primeira reunião de trabalho nesta terça-feira (8/1)

À tarde, vereadores visitaram o prefeito Alexandre Kalil; em pauta expectativas para os trabalhos da Câmara e da PBH em 2019

terça-feira, 8 Janeiro, 2019 - 21:15

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

A Mesa Diretora da Câmara de BH deu início, nesta terça-feira (8/1), ainda durante o recesso parlamentar, aos debates a respeito das prioridades da nova gestão, que comandará o Legislativo Municipal no biênio 2019-2020. Em reunião ocorrida pela manhã, a vereadora Nely Aquino (PRTB), presidente da Câmara, anunciou que, já na primeira semana de fevereiro, ela os demais componentes da Mesa terão um encontro com os vereadores integrantes do Colégio de Líderes. O objetivo é tratar de questões administrativas e do andamento dos projetos em tramitação na Casa, com destaque para o debate acerca das proposições a serem priorizadas na pauta do Plenário. No início da tarde, os membros da Mesa Diretora foram à PBH, onde se reuniram com o prefeito Alexandre Kalil e discutiram as expectativas sobre os trabalhos da Casa e do Executivo em 2019.

O Colégio de Líderes reúne os líderes das bancadas ou dos blocos parlamentares integrantes da Câmara, e funciona, nos termos do Regimento Interno, como órgão consultivo. A proposta é que, em diálogo, com esses vereadores, a Mesa Diretora possa debater propostas para o funcionamento da Casa, bem como sugestões relativas ao andamento de PLs de iniciativa parlamentar. Outros projetos prioritários, como o Plano Diretor (que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento urbano, traçando metas e orientando a ocupação da cidade nos próximos anos), também poderão ser tratados. A reunião com o Colégio de Líderes ainda não tem data definida, mas deve ocorrer na semana seguinte ao fim do recesso parlamentar, que se encerra em 31 de janeiro.

Reunião na PBH

No início da tarde de terça, integrantes da Mesa Diretora foram à PBH, onde se encontraram com o Prefeito Alexandre Kalil. Nely Aquino classificou a visita como um encontro de cortesia, atividade voltada a estreitar os laços entre os dois poderes. Em discussão, as expectativas para o andamento dos trabalhos legislativos, o futuro do Plano Diretor e propostas para o trabalho conjunto com a Prefeitura.

Reiterando o que afirmou em seu discurso de posse, em 1º de janeiro, a presidente destacou que a nova Mesa Diretora vai trabalhar para garantir a autonomia e a independência do Legislativo, mas que o diálogo e a cooperação entre o Executivo e a Câmara são fundamentais para o desenvolvimento do Município e para a melhoria da qualidade de vida dos belo-horizontinos.

Estiveram presentes nas reuniões, além de Nely Aquino, vereadores integrantes da Mesa Diretora: Preto (1º vice-presidente), Jair Di Gregório (2º vice-presidente), Catatau (1º secretário) e Marilda Portela (2ª secretária), bem como Bim da Ambulância (Corregedor da Câmara) e Fernando Luiz (Ouvidor).

Superintendência de Comunicação Institucional

Tópicos: