NOVA GESTÃO

Nomeados o ouvidor e o corregedor da Câmara para o biênio 2019-2020

Fernando Luiz (PSB) ficará à frente da ouvidoria; Bim da Ambulância (PSDB) é o novo corregedor do Legislativo Municipal 

quarta-feira, 2 Janeiro, 2019 - 16:15

Foto: Rafa Aguiar/Câmara de BH

A vereadora Nely Aquino (PRTB), presidente da Câmara de BH, anunciou nesta quarta-feira  (2/1) a nomeação dos vereadores Fernando Luiz (PSB) e Bim da Ambulância (PSDB) para os cargos de ouvidor e corregedor, respectivamente. Os parlamentares vão ocupar os cargos durante o biênio 2019-2020 e, de acordo com as normativas que regem o trabalho da Casa, não vão receber nenhuma gratificação adicional pelo exercício das funções.  Segundo Nely Aquino, a escolha dos nomes foi definida de forma colegiada, em diálogo com os componentes da Mesa Diretora e outros parlamentares. Em seu discurso de posse, a presidente destacou que a ampliação da participação dos demais vereadores no processo decisório será uma das diretrizes de seu trabalho. A vereadora justificou o a escolha de Bim da Ambulância e Fernando Luiz fazendo referência à larga experiência e ao comprometimento dos vereadores.

Os parlamentares sucedem Fernando Borja (Avante) e Reinaldo Gomes (MDB), ouvidor e corregedor da Casa entre 2017 e 2018.

Ouvidoria

Em seu segundo mandato, Fernando Luiz vai chefiar o serviço de atendimento ao cidadão prestado pela Ouvidoria da Câmara de BH. O setor é responsável por receber, processar e responder os pedidos de informação, críticas e sugestões encaminhados ao legislativo. Está sob sua responsabilidade, ainda, a operacionalização do atendimento às demandas recebidas por meio da Lei de Acesso à Informação.

Fernando Luiz afirmou que, à frente do cargo, vai dar início a um processo de mapeamento e diagnóstico para avaliar a atuação da Ouvidoria e identificar possibilidades de qualificação dos serviços prestados. O vereador destacou a relevância do órgão, importante instância de interlocução entre o belo-horizontino e o Legislativo Municipal e uma das principais portas de entrada para apresentação de dúvidas e demandas relativas à atuação da Casa. Saiba mais sobre o trabalho da Ouvidoria.

Corregedoria

À frente da corregedoria, Bim da Ambulância terá o papel de auxiliar a presidência na manutenção do decoro e da disciplina em âmbito legislativo. Nos termos do Regimento Interno, cabe ainda ao corregedor proceder à apuração de quaisquer fatos e ocorrências relativas ao exercício dos mandatos, de modo a garantir a defesa da dignidade parlamentar e institucional.

O vereador declarou que, no exercício do cargo, vai trabalhar para fiscalizar e reforçar o cumprimento do Regimento Interno, estimulando a harmonia entre os parlamentares e favorecendo o bom andamento dos trabalhos legislativos.

Vereadores nomeados

Ouvidor da Câmara, Fernando Luiz é líder do PSB na Casa, onde atua desde 2013. No último pleito, conquistou a reeleição após obter 12.645 votos. É formado em Teologia e em Gestão Pública, além de ser bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. Atuou como missionário em diversos países da América Latina e desenvolveu projetos sociais voltados ao enfrentamento da dependência química entre jovens. Já foi presidente da Comissão de Administração Pública e hoje integra, como membro efetivo, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Saiba mais sobre o vereador.

Bim da Ambulância exerce, atualmente, o segundo mandato na Câmara Municipal, onde é componente da Comissão de Saúde, colegiado que já presidiu em duas oportunidades. Foi também vice-líder de governo na gestão Marcio Lacerda. Morador de Venda Nova, foi reeleito vereador, em 2016, com  11.490 votos. Seu mandato tem sido pautado pelo combate à insuficiência de investimentos na área da saúde pública, pelo estímulo ao fortalecimento da infraestrutura urbana e do Corpo de Bombeiros Militar. Conheça melhor o perfil do parlamentar.  

Superintendência de Comunicação Institucional