CENTROS DE SAÚDE

Comissão cobra instalação de Academia da Cidade em unidade desativada no Nazaré

Em visita técnica, a comunidade defendeu, ainda, a continuidade dos encontros dos Alcoólicos Anônimos no local

quinta-feira, 8 Novembro, 2018 - 15:15

Foto: Google Street View

Desativado há dez anos, o Centro de Saúde Nazaré, no Bairro de mesmo nome, é utilizado hoje para reuniões da Associação de Alcoólicos Anônimos (AAA). No espaço, vistoriado pela Comissão de Saúde e Saneamento nesta quinta-feira (8/11), estão previstas reformas para a instalação da Academia da Cidade, conquistada no Orçamento Participativo (OP) de 2014. A comunidade defendeu, na visita, a continuidade dos encontros do AAA no local, cobrando, ainda, uma posição da Prefeitura quanto ao novo uso para a prática do esporte. O Executivo garantiu que verificará junto à pasta competente a viabilização das demandas apresentadas. O requerimento da atividade foi apresentado pelo vereador Edmar Branco. 

“O AAA é um grupo de 40 pessoas, estabelecido há 25 anos, com três reuniões semanais e com o objetivo de salvar vidas”, testemunhou um dos componentes. Representantes da Prefeitura apoiaram a continuidade dos encontros no antigo centro de saúde, enaltecendo o trabalho realizado.

Utilização do espaço

Conforme relatou a diretora de Saúde da Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste, Cristina Coelho, o espaço funcionou como centro de saúde até 2008, quando foi transferido para outro local. Em seguida, funcionou como ponto de apoio do Controle de Zoonoses até o ano passado, quando constatou-se que o imóvel encontrava-se em condições precárias, com cheiro de veneno e a ocorrência de arrombamentos. Diante disso, a equipe foi remanejada para outros postos de saúde. Afirmando não estar ciente, até o momento, da realização das reuniões do AAA, informou que como a PBH não está ocupando o imóvel atualmente, este deve retornar ao patrimônio, que dará a destinação necessária ao Município.

Obras do OP

Segundo o assessor da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Rosemar Cossenzo Géa, a partir de agora, a Prefeitura fará um planejamento para retomar as obras do OP, por um tempo paralisadas. Para ele, a princípio, a visita foi agendada para tratar da instalação da Academia da Cidade no posto de saúde. Sobre a questão, informou que a Sudecap está licitando projeto para adequar o espaço para receber a Academia da Cidade. Como não estava prevista na pauta a permanência do espaço para as reuniões do AAA, ele comprometeu-se a levar a reivindicação à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, a fim de verificar a possibilidade de incluir a demanda no projeto. “Quando o AAA funciona, além das famílias, a prefeitura e o Estado ganham com isso, pois reduzem-se gastos na área de Saúde”, completou.

O sub secretário de Assuntos Institucionais, Silvinho Rezende, manifestou o seu apoio ao grupo, destacando que consultará o setor jurídico para avaliar a permissão de uso. Salientou, entretanto, que mesmo com a revisão das obras do OP, a arrecadação da Prefeitura foi reduzida e faltam recursos. “Esperamos contar com o repasse de recursos do Estado e do Governo Federal, para que sejam viabilizadas as demandas da comunidade”, concluiu.

Encaminhamentos

Conforme avaliou o vereador Edmar Branco, o AAA realiza um trabalho de fundamental importância, que precisa ser respeitado. “Vamos nos empenhar para que o AAA continue o seu trabalho e para a instalação da Academia da Cidade no local”, completou. O vereador informou que a Comissão encaminhará ofício à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e acompanhará o encaminhamento das solicitações apresentadas.

Superintendência de Comunicação Institucional