TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Falta de segurança em ciclovia no Barreiro preocupa moradores

Instalada no canteiro central da Av. Senador Levindo Coelho, com trecho também sobre a calçada, a faixa levaria risco aos pedestres

quinta-feira, 23 Agosto, 2018 - 18:00
parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Na perspectiva de favorecer a mobilidade urbana, foram instalados na cidade diversos quilômetros de ciclovias nos últimos anos. No entanto, sem acesso ao planejamento dessas mudanças viárias e diante de acidentes ocasionais, moradores e usuários têm questionado a eficácia e adequação dos projetos. No Barreiro, um dos gargalos está na instalação da ciclovia no canteiro central da Avenida Senador Levindo Coelho. O tema esteve em pauta na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em reunião ordinária na tarde desta quinta-feira (23/8), quando foi deliberado o envio de um pedido de informações à Prefeitura sobre o tema. O colegiado debateu também projeto que altera regulamentação do Fundo Municipal de Habitação Popular.

O pedido de informações é direcionado ao presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Célio Bouzada, e questiona os critérios utilizados para elaboração do projeto da ciclovia, especialmente em relação ao trecho instalado sobre a calçada. Os parlamentares querem saber ainda quais são as ações de monitoramento e seus resultados, o volume de reclamações registradas, os acidentes ocorridos entre bicicletas e pedestres e quais as previsões de reforço da sinalização ou medidas possíveis para redução dos conflitos e melhoria da segurança dos pedestres no local.

De acordo com as denúncias apresentadas pela comunidade, a ciclovia estaria prejudicando e colocado em risco a circulação dos pedestres, especialmente nos cruzamentos. Em especial, a população alerta para a alta velocidade em que circulam os ciclistas. Os parlamentares reconheceram que as ciclovias são importantes e necessárias para a proteção dos ciclistas, mas destacaram que sua implantação não deve prejudicar ou colocar em risco a segurança e a integridade física dos pedestres que possuem prioridade na circulação.

Habitação popular

Tramitando na Casa em 2º turno, esteve em análise na comissão o Projeto de Lei 426/17, de autoria do Executivo, que altera a regulamentação do Fundo Municipal de Habitação Popular, incluindo a concessão de subsídio temporário para auxílio habitacional, com caráter de locação social, entre as ações passíveis de recebimento de recursos do Fundo. O prefeito Alexandre Kalil justifica a medida afirmando que ela deve possibilitar a ampliação do atendimento à demanda habitacional para famílias que se encontrem em risco social ou geológico e que não disponham de recursos para arcar com moradia.

O colegiado emitiu parecer contrário às emendas 1 e 2 e pela aprovação da Emenda substitutiva nº3, de autoria do Executivo, que altera a forma do texto inicial, tratando de forma separada o "subsídio temporário para auxílio habitacional" e a "locação social". O prefeito explica que o subsídio visa ao atendimento temporário dos munícipes contemplados pelo Programa Municipal de Assentamentos, removidos em razão da realização de obras públicas ou de áreas de risco, até o reassentamento definitivo. A alteração proposta permitiria ao usuário utilizar os recursos com a locação tradicional ou locação compartilhada. Já a “locação social” refere-se à provisão de moradia a partir de aluguel a baixo custo, com prazo indeterminado, e possibilita uma ampliação das alternativas da Política Municipal de Habitação tendo em vista que permite a inclusão da população de baixa renda em regiões centrais.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.

 

28ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário