ASSISTÊNCIA SOCIAL

Comunidade e usuários pedem revitalização do CIAME Pindorama

Equipamento atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo oficinas profissionalizantes e atividades esportivas

quinta-feira, 16 Agosto, 2018 - 14:45

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Atendendo a demandas da população local, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizou, na manhã desta quinta-feira (16/8), visita técnica ao Centro de Integração de Atendimento ao Menor (CIAME) Pindorama, localizado na Região Noroeste da capital. Usuários do equipamento público solicitam a revitalização do local como forma de aprimorar e qualificar as condições de atendimento. Requerente da atividade, o vereador Carlos Henrique (PMN) informou que irá solicitar à PBH a elaboração de um projeto e irá buscar parcerias público-privadas para a realização das melhorias necessárias.

O que precisa melhorar

Os usuários do CIAME Pindorama e a comunidade local reivindicam a realização de obras de reforma e revitalização do espaço, como forma de aprimorar e qualificar as condições de atendimento. O prédio, que já abrigou a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), precisa de pintura na área externa e interna, revitalização dos muros, quadras e salas, além de outros pequenos reparos nas instalações elétricas e hidráulicas.

Representante da Comissão Local de Assistência Social do Bairro Pindorama, Alexandre Folco ressaltou a importância do equipamento para a comunidade. “As pessoas não imaginam o quanto este trabalho é importante para os moradores da região. As famílias, além das crianças e adolescentes, dependem desse espaço. É através da assistência social que conseguimos atingir a ponta do problema, quando estamos tirando estes jovens das ruas”, concluiu Folco.

Recursos para intervenções

Conforme explicou o coordenador de Atendimento da Regional Noroeste, Saulo Queiroz, a Prefeitura de Belo Horizonte assegura um repasse mensal de recursos financeiros à instituição, previstos para garantir o atendimento de 350 usuários. Ainda de acordo com Queiroz, a expectativa é que a PBH possa estabelecer a retomada da parceria com o governo do Estado, suspensa desde 2017.

Em data ainda a ser definida, o vereador Carlos Henrique informou que vai se reunir com a PBH para solicitar que seja elaborado um projeto de revitalização do local. “Assim que estiver com o projeto em mãos, vamos buscar também parcerias público-privadas para a realização das melhorias necessárias”, disse o parlamentar, ao destacar a importância das ações voltadas para a população e a necessidade de envolver os jovens nos programas de inibição da violência.

Esporte, cultura e profissionalização

Encaminhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Coqueiral, os alunos do CIAME Pindorama são, preferencialmente, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social. O equipamento oferece atividades esportivas (futsal, vôlei, basquete, handebol, ginástica rítmica, capoeira, danças urbanas, ballet e judô), oficinas culturais e musicais (violão, canto, dança e desenho), na parte da manhã e à tarde, sempre no contraturno escolar.

Em parceria com a PBH e com a Creche Comunitária Eunice Lanza, o CIAME também disponibiliza cursos profissionalizantes e de geração de renda para adolescentes, adultos e idosos, como cabeleireira, manicure, salgadeira, doceira, corte e costura e informática. No Telecentro, espaço público de inclusão digital e social disponível dentro do CIAME, além do curso básico de computação, é possível fazer a elaboração de currículos, impressão de documentos e inscrições de cursos e concursos. 

Durante o período em que estão na unidade, os jovens atendidos recebem alimentação completa, que é fornecida pela PBH por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. O local também conta com uma horta comunitária, com os mais variados tipos de frutas, verduras e legumes, que também serve como suporte na preparação das refeições oferecidas.

Superintendência de Comunicação Institucional

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.

Visita técnica para verificar as condições de infraestrutura e atendimento à população do Centro de Integração de Atendimento ao Menor - CIAME - Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor