VISITA TÉCNICA

Comissão fiscalizará funcionamento de UPAs em cinco regionais de BH

Objetivo dos parlamentares é avaliar infraestrutura, conservação e condições de atendimento das unidades

segunda-feira, 16 Julho, 2018 - 12:00
Fachada da UPA Centro-Sul com placa indicativa e usuários circulando nas proximidades

Foto: Divino Advincula/ Portal PBH

Em funcionamento 24 horas por dia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está entre os principais equipamentos públicos de atenção à saúde disponíveis à população. Na perspectiva de resolver grande parte das urgências e emergências médicas, a capital conta com nove UPAs, distribuídas pelas diferentes regiões da cidade. Preocupada com a qualidade no atendimento ao usuário, a Comissão de Saúde e Saneamento realizará, nesta semana, visitas técnicas a cinco dessas unidades. Nesta terça (17/7), às 10h, será vistoriada a UPA Barreiro, no Bairro Diamante. Na quinta-feira (19/7), às 10h, será fiscalizada a UPA Nordeste, no Bairro São Paulo; e às 14h, a UPA Pampulha, no Bairro Santa Terezinha. Na sexta (20/7), é a vez da UPA Leste, no Centro; e às 14h, da UPA Centro-Sul, no Bairro Santa Efigênia.

As visitas foram requeridas pelo vereador Hélio da Farmácia (PHS), tendo por objetivo avaliar a infraestrutura e as condições de atendimento das unidades. A proposta é compreender as necessidades dos usuários no tocante à demanda por medicação, disposição de pessoal, condições sanitárias e de infraestrutura. Após a avaliação, relatório com os principais pontos observados na visita será encaminhado ao Poder Executivo, no intuito de elaborar soluções para problemas eventualmente encontrados. 

A UPA Barreiro localiza-se à Avenida Aurélio Lopes, nº 20, Bairro Diamante; a UPA Nordeste, à Rua Joaquim Gouvea, nº 560, Bairro São Paulo; a UPA Pampulha, à Avenida Santa Terezinha, nº 515, Bairro Santa Terezinha; a UPA Leste, à Avenida dos Andradas, nº 7236, Centro; e a UPA Centro-Sul, à Rua Domingos Vieira, nº 488, Bairro Santa Efigênia.

Superintendência de Comunicação Institucional