AUDIÊNCIA PÚBLICA

Plano de Regularização Urbana do Novo Lajedo será tema de debate

Comunidade denuncia condições precárias de infraestrutura do bairro; obras foram conquistadas no Orlamento Participativo

sexta-feira, 11 Maio, 2018 - 09:45

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Sem rede de água e captação de esgoto, sem iluminação pública ou pavimentação nas ruas, os Bairros Novo Lajedo e Novo Tupi, na Regional Nordeste, ainda carecem de serviços públicos básicos. As denúncias foram apresentadas à Comissão de Administração Pública, que vai discutir o tema em audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira (14/5). Para facilitar a participação dos moradores, o debate será realizado às 19h, na Rua Progresso, nº 30, no Bairro Novo Lajedo. A atividade foi requerida pelo vereador Fernando Borja (Avante).

Conforme explica o parlamentar, os recursos destinados ao Bairro Novo Lajedo e Novo Tupi foram uma conquista do Plano de Regularização Urbanística (PRU), projeto contemplado no Fórum de Prioridades Orçamentárias do Orçamento Participativo 2015/2016.

Diante da inexistência de condições mínimas de infraestrutura e saneamento, os moradores cobram um posicionamento do poder público e criticam a demora no início das obras, afirmando que a espera já passa de dez anos. Ainda de acordo com a comunidade, as instalações de redes de água e energia são inviáveis, devido à falta de estrutura básica de regularização dos imóveis.

Foram convidados para a audiência representantes da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e das Secretarias Municipais de Política Urbana e de Gestão Compartilhada.

Superintendência de Comunicação Institucional