AUDIÊNCIA PÚBLICA

Plano de carreira dos professores da educação infantil será tema de debate

Parlamentares esperam contribuir para negociações que levem ao fim da greve da categoria iniciada no dia 23 de abril

sexta-feira, 18 Maio, 2018 - 18:30

Foto: Abraão Bruck/CMBH

O plano de carreira dos professores da educação infantil da rede municipal será tema de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta segunda-feira (21/5), às 19h, no Plenário Helvécio Arantes. A audiência foi requerida pelos vereadores Arnaldo Lula Godoy (PT), Cida Falabella (Psol), Gabriel (PHS), Gilson Lula Reis (PCdoB) e Professor Wendel Mesquita (SDD). De acordo com os autores do requerimento, a audiência pública se justifica devido à luta dessa categoria pela existência de um plano de carreira único para todos os professores da rede municipal.

Atualmente os professores de educação infantil têm uma carreira diferente da dos demais professores do município, o que implica em remunerações e progressões menores para os primeiros. Em greve desde o dia 23 de abril, a categoria não aceitou proposta da Prefeitura, que consistia em garantir melhorias na carreira e reajuste salarial aos professores da educação infantil, sem, no entanto, assegurar a unificação das carreiras e a equiparação salarial. A proposta da PBH havia sido apresentada por meio de um Substitutivo ao PL 442/18, que assegura autonomia administrativa às Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis).

De acordo com o vereador Arnaldo Lula Godoy, que é vice-presidente da Comissão de Educação, já há solicitação à PBH para a realização de uma reunião entre representantes dos professores, o prefeito Alexandre Kalil e parlamentares, com o intuito de buscar uma solução negociada. Há expectativa, segundo Godoy, de que a pretendida reunião com Kalil possa vir a acontecer nesta segunda-feira (21/5). Caso isso ocorra, a sociedade belo-horizontina será informada, durante a audiência pública, acerca das possíveis novidades nas negociações e de eventuais avanços que possam levar ao fim da greve.

Superintendência de Comunicação Institucional