NOVO AARÃO REIS

Há 20 anos moradores aguardam redes de água, esgoto e pavimentação das vias

Com o período das chuvas, ruas alagam e água invade as casas. Comissão vai enviar ofício aos órgãos responsáveis

quinta-feira, 5 Abril, 2018 - 14:45

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A espera pela instalação de redes de água e esgoto nas residências e a pavimentação das vias já passa de duas décadas, segundo moradores das Ruas C e Buranhem, no Bairro Novo Aarão Reis, Região Norte da Capital. Para verificar a situação vivida pela comunidade, a Comissão de Saúde e Saneamento realizou visita técnica ao local, na manhã desta quinta-feira (5/4). Requerente da atividade, o vereador Edmar Branco (Avante) informou que vai encaminhar ofício aos órgãos responsáveis, solicitando um levantamento técnico para elaboração de projetos de saneamento básico e asfaltamento para a região.

Cerca de 100 famílias vivem nas Ruas C e Buranhem sofrem com a falta de saneamento e urbanização. Os moradores denunciam o descaso do poder público que não atende às reivindicações. “Nós temos dificuldade de locomoção porque as ruas não são asfaltadas. No verão tem muita poeira e quando chove as ruas ficam alagadas, a água invade as casas e só resta lama”, ressalta um morador.

De acordo com a comunidade, um loteamento que seria da PBH estaria abandonado, acumulando sujeira, mato alto e servindo de abrigo para animais peçonhentos e esconderijo para usuários de drogas e assaltantes. “Várias solicitações de limpeza e capina já foram feitas à PBH, mas eles não realizam a manutenção do local. O problema também afeta os frequentadores da UPA Norte I e da Umei Betinho, que estão localizados no entorno do loteamento”, esclareceu Clebson Farlon.

Poder público

Conforme informou a representante da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Luciane de Castro, o Plano Global Específico (PGE) é um instrumento de planejamento que visa nortear as intervenções de reestruturação urbanística, ambiental e de desenvolvimento social nas vilas, favelas e conjuntos habitacionais populares. Ele consiste em um estudo aprofundado da realidade dessas áreas, considerando os aspectos urbanístico-ambientais, socioeconômicos e organizativos, e a situação jurídica do terreno. Castro informou que o PGE do Novo Aarão Reis já está concluído, e o documento aponta os caminhos para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, o que possibilita uma maior eficiência na aplicação dos investimentos, bem como as prioridades das intervenções necessárias para melhorar a condições da região.

Representante da Copasa, José Carlos esclareceu que as obras de implantação das redes coletoras e interceptoras de esgoto e de tratamento de água na região encontram barreiras por entraves legais, já que os imóveis são irregulares. No entanto, diante da alegação da comunidade de que os terrenos teriam sido cedidos pelo poder público, o órgão se comprometeu a elaborar um projeto de execução, e alertou sobre “a importância da parceria com os moradores, já que alguns ainda preferem fazer ligação clandestina para evitar a cobrança”, concluiu Carlos.

Por sua vez, a representante da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Thaís Braga, informou que vai providenciar a identificação do loteamento questionado pelos moradores e, se for de propriedade da PBH, será solicitada, junto à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), a manutenção regular dos procedimentos de capina e limpeza. 

Encaminhamentos

Conforme lembrou Edmar Branco, há alguns meses os moradores foram contemplados com os serviços de iluminação pública e coleta regular de lixo nas vias. Para o parlamentar, este é um exemplo de que a articulação entre os moradores e o poder público gera importantes resultados para a região. 

Com a finalidade de ratificar a reivindicação da comunidade, Edmar Branco informou que será encaminhado ofício a todos os órgãos envolvidos com os problemas relatados na visita, solicitando um levantamento técnico para elaboração de projetos de saneamento básico e asfaltamento para a região. 

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157692178097022,size=s]