BAIRRO CANDELÁRIA

Goteiras, canos entupidos e falta de acessibilidade comprometem escola

Unidade passa por obras de adaptação para receber alunos da educação infantil, mas problemas estruturais continuam 

quinta-feira, 5 Abril, 2018 - 17:30

Foto: Karoline Barreto / CMBH

Piso esburacado, salas alagadas no período chuvoso, móveis e materiais em falta, bebedouros em más condições e encanamento entupido foram problemas constatados em visita técnica à Escola Municipal Tabajara Pedroso, no Bairro Candelária, nesta quinta-feira (5/4). A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo foi averiguar o andamento das adaptações da unidade para a chegada de alunos da educação infantil, mas encontrou condições precárias já enfrentadas pelos estudantes do ensino fundamental. O vereador Gilson Reis (PCdoB), que solicitou a visita, vai cobrar da Prefeitura soluções urgentes para os problemas.

A precariedade das instalações foi reconhecida pela direção da escola. De acordo com vice-diretora, Beatriz Comunian, pais e funcionários têm se mobilizado e questionado a falta de direcionamento de recursos para obras estruturais, criticando as intervenções mais superficiais para receber novas crianças. Segundo ela, enquanto salas, banheiros, áreas recreativas e até uma biblioteca específica do ensino infantil foram readaptados para a chegada dos mais novos, os alunos mais velhos continuam enfrentando salas alagadas em período de chuvas e entupimento dos canos nos banheiros ao longo do dia.

Outro problema recorrente seria a falta de acessibilidade no acolhimento de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, que ficariam impedidos de frequentar determinadas aulas devido a limitações do prédio. A diretora Juliana Parreiros Cardoso falou sobre a necessidade da instalação de um elevador para atender esse público e ainda apontou a falta de mesas adaptadas no refeitório e de portas nos banheiros.

Dirigentes da escola afirmaram que a verba destinada para obras na unidade foi aplicada exclusivamente na adaptação do espaço para o ensino infantil e que, apesar de apresentar à Secretaria Municipal de Educação a necessidade de intervenções estruturais, a PBH não se comprometeu formalmente a resolver a questão.

Para o vereador Gilson Reis, o escola, que conta com salas de informática, dança, jiu jitsu e biblioteca pólo da região, precisa ser valorizada pela administração municipal. Ele se comprometeu a encaminhar relatório cobrando providências da Prefeitura.   

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157667474986908,size=s]