AUDIÊNCIA PÚBLICA

PBH e movimentos culturais vêm à Câmara para fazer um balanço do carnaval 2018

Objetivo é debater a continuidade do evento e sua consolidação no âmbito das políticas culturais do Município

sexta-feira, 9 Março, 2018 - 19:45

Foto: Samuel Mendes / PBH

O Carnaval de 2018 será objeto de avaliação na audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo a ser realizada nesta segunda-feira (12/3), às 19 horas, no Plenário Helvécio Arantes. Requerida pela vereadora Cida Fallabella (Psol) e pelos vereadores Arnaldo Godoy (PT) e Gilson Reis (PCdoB), a audiência irá discutir a continuidade do Carnaval como política cultural da cidade a partir da experiência deste ano, quando as festividades reuniram o maior número de foliões da história da capital mineira.

O vereador Arnaldo Godoy explica que a avaliação do Carnaval de 2018 é importante para que sua organização seja aprimorada para o próximo ano. Entre os temas que serão debatidos estão a relação da PBH com os blocos, o apoio do poder público às festividades, a atuação de ambulantes, a alocação de verbas, o número de banheiros químicos e a estrutura disponibilizada em setores como transporte, trânsito e segurança.

O parlamentar lembra que o crescimento da festividade em Belo Horizonte teve seu início sem apoio da Prefeitura, configurando-se como um movimento de resistência ao cerceamento à ocupação do espaço público. Para Godoy, o crescimento da infraestrutura disponibilizada pela Prefeitura na atual gestão municipal vem em boa hora, sendo a audiência a oportunidade de os diversos atores envolvidos no evento apontarem os pontos positivos e negativos na organização da festividade.

Foram convidados a participar da audiência representantes da Fundação Municipal de Cultura, da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), da Secretaria Municipal de Cultura, da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Governo, da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Política Urbana.

Superintendência de Comunicação Institucional