Atendimento via SUS

No Bairro Cabana, moradores reivindicam construção de novo centro de saúde

Além das limitações estruturais, equipamento disponível não oferece acessibilidade aos usuários; comissão vai encaminhar ofício à PBH

quinta-feira, 7 Dezembro, 2017 - 14:30

Foto: Marcelo Caciano / CMBH

Com demanda de atendimento de cerca de 300 pessoas por dia no Centro de Saúde Cabana, os moradores da Região Oeste têm denunciado a precariedade no atendimento, em razão da falta de espaço e de acessibilidade no local. A situação foi avaliada pela Comissão de Saúde e Saneamento, em visita técnica realizada na manhã desta quinta-feira (7/12). Com terreno próprio e já desocupado para a instalação de nova unidade, a PBH afirma que faltam recursos para a execução das obras. Requerente da atividade, o vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN) informou que vai encaminhar ofício ao Executivo, solicitando cronograma com a previsão de construção do novo centro de saúde.

Instalado em imóvel alugado desde 2012, o Centro de Saúde Cabana aguarda a construção de uma nova unidade. Além de limitações estruturais, o imóvel, de três pavimentos, não apresenta condições de acessibilidade, o que tem causado, segundo os usuários, grandes prejuízos ao atendimento.

A unidade conta com seis equipes do Programa Saúde da Família (PSF), incluindo médicos, enfermeiros, além de três equipes de saúde bucal e uma de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que garantem o atendimento aos 19 mil usuários cadastrados, cerca de 300 por dia.

Demanda antiga da comunidade, um novo terreno já foi disponibilizado pela PBH para a construção das futuras instalações. No entanto, de acordo com o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Azalim, a falta de repasse de recursos estaduais inviabiliza a execução da obra, que tem custo estimado em R$ 6 milhões. “Nossa preocupação tem sido manter a folha de pagamento em dia, já que a falta de recursos prejudica o investimento nas obras de construção e reformas dos centros de saúde da Capital”, afirmou Azalim.

Encaminhamentos

Cláudio da Drogaria Duarte (PMN) elogiou a qualidade dos atendimentos prestados à população, no entanto, reconheceu a necessidade de uma nova unidade para atender a região, afirmando que o espaço físico reduzido do atual equipamento não atende a demanda da comunidade e nem permite o aumento da equipe de profissionais.

O parlamentar ainda informou que a comissão vai encaminhar ofício à PBH e à Secretaria Municipal de Saúde, indicando as principais carências levantadas, além de questionar aos órgãos se existe um projeto e um cronograma com a previsão de construção do novo centro de saúde.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157688137549392,size=s]