Grande Colar do Mérito Legislativo

Câmara homenageou lideranças que contribuíram para transformar vida pública

Solenidade teve como patrono o ex-vereador Cyr Assumpção. O prefeito de São Paulo, João Doria, foi um dos agraciados e o orador do evento

quinta-feira, 7 Dezembro, 2017 - 23:45
Autoridades compondo a mesa na cerimônia de entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo

Foto: Divulgação CMBH

Destaques do campo do empreendedorismo, da gestão pública, da política e da cidadania, dezenas de personalidades e instituições foram agraciadas, na noite da última quinta-feira (7/12), com a maior honraria concedida pelo Parlamento Municipal, o Grande Colar do Mérito Legislativo. Em reconhecimento pela contribuição desses atores para o desenvolvimento de Belo Horizonte, centenas de convidados se reuniram no Palácio Francisco Bicalho, sede da Câmara de BH, onde ocorreu a 15ª edição do evento. A cerimônia, que foi acompanhada por autoridades municipais, estaduais e federais, teve como patrono o ex-vereador Cyr Assumpção – primeiro presidente da Casa após a retomada dos trabalhos legislativos interrompidos durante o Estado Novo. O prefeito de São Paulo, João Doria, foi o orador da solenidade e defendeu união para superar os desafios do país.

Abrindo a cerimônia, o vereador Henrique Braga (PSDB), presidente da Câmara, destacou a centralidade do fazer democrático para a construção de uma cidade melhor para se viver. “O parlamento é local de debate e ação política. Deve ser, por isso, um espaço de equilíbrio e temperança”, afirmou.

Ainda segundo Braga, poucos homens simbolizam melhor esse espírito democrático do que o patrono da edição de 2017 do Grande Colar do Mérito Legislativo, o ex-vereador Cyr Assumpção, que presidiu a Câmara de BH entre 1947 e 1951. Assumindo seu mandato há 70 anos, logo após a abertura política propiciada pelo fim da ditadura Vargas, Assumpção trabalhou para fortalecer a democracia que renascia após a ruptura autoritária instaurada pelo Estado Novo, vigente entre 1937 e 1946. “Cyr Assumpção foi um homem com fé no diálogo, o caminho necessário para democracia. Por isso foi escolhido como patrono da solenidade”, afirmou Henrique Braga.

Democracia e renovação

Representando todos os agraciados, o prefeito de São Paulo, João Doria, foi orador do evento. Assim como Henrique Braga, ele destacou a importância do fortalecimento da participação política e do exercício democrático. No entendimento do gestor, esse seria o caminha para garantir as transformações que o país precisa em um momento de crise, marcado por fortes tensões políticas e econômicas.

Doria lembrou a tradição de luta pela liberdade que marca a história do povo mineiro e que, segundo ele, serve de farol para o resto do país. “Que os mineiros ajudem o Brasil a manter sua esperança elevada em tempos de tantos desafios”, afirmou, ressaltando a urgência de fortalecer o crescimento econômico e reduzir o desemprego, que hoje afeta mais de 12 milhões de brasileiros. 

Em seu discurso, o prefeito de São Paulo fez referência ainda às transformações que devem ocorrer no país em 2018, quando os brasileiros elegerão presidente, governadores, senadores e deputados. Ressaltando a importância de se evitar polarizações políticas exacerbadas, ele afirmou que o momento pede união e reiterou que não acredita que as soluções para o país possam ser encontradas em movimentos de aglutinação à direita ou à esquerda.

Encerrando a cerimônia, logo após a concessão do Grande Colar aos homenageados, Henrique Braga fez eco às palavras de João Doria, e destacou que o próximo ano deve trazer transformações profundas para o país, garantindo uma “virada de página” que permita superar a crise política e econômica. “Com fé em Deus e na democracia”, afirmou, “poderemos construir esse caminho de renovação”, concluiu o presidente.

Sobre o Grande Colar do Mérito Legislativo

Instituído em substituição à Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal, o Grande Colar é uma honraria entregue anualmente àquelas personalidades ou instituições que tenham se destacado na construção de uma cidade, de um estado ou de um país melhor.

Os homenageados são indicados pelos vereadores da Câmara e também pelo Conselho de Agraciamento, composto pelos membros da Mesa Diretora e pelo corregedor da Casa. Ao todo, 48 pessoas/entidades foram indicadas neste ano.

Superintendência de Comunicação Institucional 

Confira as fotos da homenagem