VISITA TÉCNICA

Proposta de fechamento de Companhias da PM em BH gera mobilização na Câmara

Comissão Especial vai à Regional Noroeste conhecer de perto o funcionamento das 9°e 21º Companhias e avaliar impactos da mudança

segunda-feira, 6 Novembro, 2017 - 14:00
21ª Companhia de Polícia Militar do 34º Batalhão será uma das unidades visitadas nesta terça-feira (7/11)

Google Maps

A Comissão Especial constitúida para debater a proposta de fechamento de Companhias da PM em Belo Horizonte realiza duas novas visitas técnicas à unidades da Polícia Militar nesta semana. A ação dá continuidade a vistorias realizadas em outubro, quando os membros do colegiado demonstraram preocupação com o risco de aumento da insegurança em decorrência da medida. Nesta terça (7/11), a partir da 9h30, comitiva parlamentar vai vistiar a 9ª Companhia, localizada na Av. Tereza Cristina, nº 3.230, no Bairro Padre Eustáquio; e a 21ª Companhia, que fica na Avenida Pedro II, nº 2.180, no Bairro Carlos Prates, ambas integrantes do 34º Batalhão da PM. Um dos principais objetivos é averiguar in loco o impacto do eventual fechamento das unidades para o bem-estar da comunidade e para a manutenção da segurança na região. 

A proposta é quem, na visita, sejam abordados aspectos relativos ao custo mensal das Companhias; espaço ocupado; estratégia de trabalho da PMMG após o eventual fechamento das unidade; os objetivos dessa nova estratégia; raio métrico alcançado, atualmente, por cada uma das Companhias; e os reflexos na segurança trazidos pela substituição das Companhias por bases móveis.

Comissão Especial de Estudo

Criada no início de outubro, a Comissão Especial de Estudo - Fechamento de Companhias da PM tem como foco discutir a proposta do governo do Estado de substituir as unidades por 86 base móveis que atuariam no patrulhamento da cidade, deliberando pela realização de visitas técnicas às Companhias de Polícia Militar nas regionais da capital. O colegiado é presidido por Irlan Melo (PR) e tem Juliano Lopes (PTC) como relator. Orlei (PTdoB), Carlos Henrique (PMN) e Juninho Los Hermanos (PSDB) também integram a comissão na condição de membros titulares. 

O plano de trabalho de trabalho do colegiado prevê a realização de visitas técnicas, audiências públicas e o envio de pedidos de informação a autoridades, sempre no intuito de conhecer e avaliar as condições operacionais das companhias e o impacto de seu eventual fechamento para a segurança comunitária. Os trabalhos – que ainda não têm data para serem encerrados – serão concluídos com a apresentação de um relatório final que vai condensar as informações levantadas e apresentar uma análise da estratégia traçada pelo governo estadual.

Superintendência de Comunicação Institucional