CENTRO DE SAÚDE

Comunidade aponta problema de espaço físico em unidade do Capitão Eduardo

Em vistia técnica, moradores registraram ainda problemas para marcação de consultas, falta de medicamentos e de profissionais

terça-feira, 31 Outubro, 2017 - 10:45
Vereador Edmar Branco, gestores e comunidade, em visita técnica ao Centro de Saúde Capitão Eduardo

Rafa Aguiar / CMBH

Demora para marcação de consultas, falta de medicamentos de pressão, de alguns profissionais e de espaço físico foram problemas apontados por usuários e lideranças locais, em visita técnica, na segunda-feira (30/10), da Comissão de Saúde e Saneamento ao Centro de Saúde Capitão Eduardo, no bairro de mesmo nome, Região Nordeste da capital. O vereador Edmar Branco (PTdoB) encaminhará as demandas apresentadas ao Executivo.

Atendendo a 6.100 usuários, o Centro de Saúde Capitão Eduardo possui duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), incluindo médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACS), sendo que faltam três ACSs. Conta, ainda, com dois agentes comunitários de endemias (ACEs) e médicos de apoio (clínico, pediatra, ginecologista e enfermeiro). A unidade não possui porteiro nem guarda municipal e somente uma funcionária da limpeza, necessitando que mais uma seja contratada.  Segundo a gerente do Centro de Saúde Capitão Eduardo, Gláucia Simões da Silva Ferreira, são realizados no posto cerca de 60 atendimentos por dia.

Outros problemas foram apontados pela comunidade e por profissionais na visita, como a falta espaço físico e de consultórios, demandando-se, inclusive, a construção de um telhado para que seja feita uma sala de reuniões. O consultório odontológico e a farmácia não possuem ar condicionado. Além disso, haveria acúmulo de água na lage na época das das chuvas, o que gera preocupação em face da proliferação do Aedes aegypti, mosquito trasmissos da dengue. 

O presidente da Comissão de Saúde Local, Silvio Chaves Freitas, reforçou a necessidade de mais salas para atendimento, mas, em nome da comunidade, elogiou a qualidade do atendimento prestado pelos profissionais.

Falta de tonner e de profissionais

De acordo com a gerente de Epidemiologia da Regional Nordeste, Maria Tereza Dias, já foi reabastecido o tonner de várias impressoras do Centro de Saúde. Quanto às que estão sem tinta, ela informou que o tonner está em processo de compra, em fase de licitação. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que todas as impressoras estejam reabastecidas a partir de novembro deste ano. No que se refere à falta de profissionais, estes serão chamados por concurso, já homologado.

Encaminhamentos

Ouvindo detalhadamente todas as demandas apresentadas pela comunidade, funcionários e gestão do Centro de Saúde, o vereador Edmar Branco conclamou a comunidade a participar das reuniões da Comissão Local de Saúde, estrutura de partipação popular que pode contribuir para fortalecer a luta comutária em prol da saúde. Ainda segundo o parlamentar, as demandas apresentadas na visita técnica serão encaminhadas pela Câmara à Secretaria Municipal de Saúde e à Prefeitura, no intuito de favorecer a melhoria do atendimento aos usuários.  

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157688595695474,size=s]