AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai discutir impactos de mudança no zoneamento em Vargem das Flores

Adensamento pode ter impactos negativos, já que local abriga cerca de 500 nascentes, responsáveis pelo abastecimento de 10% da Grande BH

quinta-feira, 19 Outubro, 2017 - 13:00
Imagem aérea da Varzea das Flores: lagoa cercada por áreas verdes

Imagem: Mapa Google - Digital Globe 2017

A possibilidade de transformar a zona rural da Vargem das Flores em uma área urbana será tema de debate em audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, nesta sexta-feira (20/10). De acordo com o autor do requerimento, vereador Edmar Branco (PTdoB), o adensamento populacional pode ter impactos negativos, já que o local abriga cerca de 500 nascentes, responsáveis pelo abastecimento de10% da Grande BH. A atividade será às 15h, no Plenário Helvécio Arantes.

A represa Vargem das Flores, ou Várzea das Flores, como também é conhecida, encontra-se entre os municípios de Contagem e Betim. Proposta pela Prefeitura de Contagem, a possibilidade de transformar a zona rural em uma área urbana flexibiliza as construções, abrindo espaço para implantação de condomínios residenciais e até mesmo empresas e indústrias onde hoje é área verde.

De acordo com Edmar Branco, o adensamento populacional pode ter impactos negativos, já que o local abriga recursos hídricos importantes para o suprimento de Belo Horizonte e de outros municípios da Região Metropolitna. “A alteração no zoneamento, caso aprovada, poderá trazer resultados negativos no abastecimento de água da Capital, além de ampliar o impacto ambiental na Bacia da Pampulha, trazendo consequências negativas para mais de 150 mil famílias”, alegou Branco.

Foram convidados para a audiência, entre outros, representantes das Secretarias Municipais de Governo, de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, da Copasa, da Associação de Proteção e Defesa das Águas de Vargem das Flores (Aprovargem) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Contagem.

Superintendência de Comunicação Institucional