E. M. JÚLIA PARAÍSO

Entrega oficial das obras de requalificação aguarda apenas liberação do elevador

Intervenções conquistadas no OP 09/10 já estão concluídas; normas exigem contrato de manutenção do equipamento

quarta-feira, 20 Setembro, 2017 - 19:30
Visita técnica à Escola Municipal Júlia Paraiso, no Bairro Alípio de Melo

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Iniciados em maio de 2012, os trabalhos de reforma e ampliação da Escola Municipal Júlia Paraíso, no Bairro Alípio de Melo, que incluíram salas de aula, biblioteca, cozinha, refeitório, banheiros, quadra e jardins foram entregues em pouco mais de dois anos, dentro do prazo previsto. No entanto, pendências estariam impedindo a inauguração oficial da unidade. Em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário ao local nesta quarta-feira (20/9), acompanhada por representantes do Executivo, o vereador Rafael Martins (PMDB), requerente da atividade, constatou que falta apenas o contrato de manutenção do elevador, cujos procedimentos já estão sendo encaminhados.

A visita à unidade, que atende alunos até o sexto ano do ensino fundamental, foi guiada pela diretora Maria Aparecida Melo Faria, a Cida, e pela professora Jussara Liberal, que mostraram as instalações da escola, em especial as resultantes das intervenções, conquistadas pela comunidade no Orçamento Participativo de 2009/2010, confirmando a entrega das obras há três anos. A limpeza, higiene, conservação e ordem mantidas na instituição puderam ser observadas por todos, que elogiaram e parabenizaram a gestão atual e as anteriores. Rafael Martins classificou a Júlia Paraíso como uma “escola modelo”, cujo padrão de qualidade deveria ser copiado em toda a rede municipal.

Também parabenizando a direção após constatar o excelente estado de conservação e perfeita organização das instalações novas e reformadas, como a sala multimeios, quadras, cozinha e instalações de armazenamento de alimentos, o gerente de Infraestrutura e o técnico-engenheiro da Administração Regional Pampulha, Oscar Duval da Silva e Maurício Fonseca, afirmaram o reconhecido padrão de qualidade desta Escola, considerada referência no município, e a satisfação da comunidade com os serviços prestados.  

Liberação do elevador

Representando o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, a gerente de obras da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Heloísa Calumby, exibiu planilha do órgão contendo o escopo da obra e as intervenções previstas e confirmou que foram todas concluídas no segundo semestre de 2014; a engenheira também elogiou os padrões adotados na unidade. Antes da instalação do elevador para pessoas com deficiência, porém, um desajuste verificado entre a caixa de rolamento e a cabine exigiu a elaboração de um novo projeto e ajustes para o correto funcionamento do equipamento, constatado em laudo técnico emitido na última segunda-feira.

Segundo a diretora, a liberação para a operação do elevador depende agora apenas da contratação da empresa que irá fornecer o serviço de manutenção mensal do sistema, exigido em norma do Corpo de Bombeiros e condicionante da obtenção de autorização para seu uso. Dos três orçamentos exigidos pela prefeitura antes da escolha do fornecedor, a Caixa Escolar da unidade já obteve dois, e aguarda o encaminhamento da estimativa de custos devida pela terceira empresa concorrente.

Cida informou que o único aluno cadeirante que frequenta a escola, que tem dois andares, teve a turma remanejada para ocupar o andar térreo, pelo menos enquanto o equipamento estiver interditado. Outros três alunos com dificuldades de locomoção, segundo ela, são capazes de utilizar as escadas com a ajuda dos monitores. A expectativa é que o elevador seja liberado até o próximo mês, possibilitando a conclusão oficial da obra e a entrega formal à população da unidade requalificada.

Mobilização e acompanhamento

O líder comunitário Renato Yagi comemorou a crescente mobilização da comunidade do Bairro Alípio de Melo na reivindicação de melhorias e redução de deficiências, citando outras obras conquistadas em orçamentos participativos que valorizaram e melhoraram a qualidade de vida de moradores e comerciantes. Para ele, a presença de resultados visíveis e sua identificação com os anseios da comunidade também geram maior respeito em relação às benfeitorias, o que pode ser observado pela total ausência de pichações e outros atos de vandalismo na escola, distinguindo-a da maioria das unidades públicas da cidade.

Também elogiando essa mobilização, bem como a dedicação e o trabalho da diretora, professores e demais funcionários da Escola Municipal Júlia Paraíso, Rafael Martins ressaltou a função fiscalizatória e de intermediação de demandas da população junto à prefeitura do Legislativo Municipal e comprometeu-se a continuar acompanhando a evolução dos procedimentos até entrega final e a inauguração oficial da unidade reformada.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157689347789235,size=s]