FISCALIZAÇÃO

Obra paralisada de área de esporte e lazer, no São Salvador, recebe visita técnica

PBH informa que nova licitação já foi concluída para dar prosseguimento às obras, mas ainda não há recursos para a retomada 

quinta-feira, 17 Agosto, 2017 - 19:30
Visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário

Foto: Abraão Bruck / CMBH

A realização de obras para implantação de área de esporte e lazer no Bairro São Salvador, Região Noroeste da capital, foi aprovada no Orçamento Participativo 2007/2008, mas, até hoje, o equipamento público não foi concluído. Para averiguar a atual situação do empreendimento e cobrar uma solução por parte da prefeitura, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou visita técnica ao local, nesta quinta-feira (17/8), por requerimento do vereador Rafael Martins (PMDB). A PBH informou que uma nova licitação já foi realizada para permitir a conclusão das obras, mas ainda não há recursos garantidos para a retomada das atividades construtivas.

O projeto para a área de esporte e lazer localizada na Avenida Amintas Jaques de Morais, entre Ruas Assíria e Jerusalém, contempla, de acordo com a PBH, a construção de quadra poliesportiva coberta, hall, arquibancadas, bilheteria, copa, administração, lixeira, vestiários masculino e feminino, instalações sanitárias masculina e feminina e depósito. Também serão construídos área de lazer com estacionamento, pátio, playground, área de ginástica e pista de skate. O custo total inicial previsto para o empreendimento era de R$ 2.099.994,00, no entanto, a prefeitura já informou que este valor deve ser reajustado.

A obra chegou a ser iniciada, mas foi paralisada em decorrência da desistência da empresa vencedora da primeira licitação. O Executivo informou que nova licitação foi realizada e a A.P. Braga Engenharia e Comércio LTDA foi a vencedora do processo. A prefeitura, agora, busca recursos para reiniciar a execução dos serviços e obras de complementação da implantação do equipamento.

O gerente da coordenação de Administração Municipal Noroeste, Saulo de Souza Queiroz, garantiu que a conclusão da Área de Esporte e Lazer São Salvador está entre as cerca de 140 obras do OP consideradas prioritárias para a atual gestão municipal. Segundo ele, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) visitou o local e se comprometeu com a conclusão do empreendimento. Saulo de Souza Queiroz afirmou que a expectativa é de que a conclusão das obras aconteça até o fim do mandato do atual prefeito.

O vereador Rafael Martins explicou que os Bairros Glória, São Salvador e Coqueiros, que serão atendidos pelo equipamento público, são muito carentes de áreas para a prática de esporte e para o lazer e que, portanto, a garantia dada pela PBH de que o empreendimento visitado pela comissão está entre as prioridades do Executivo é uma boa notícia para a população. O parlamentar explicou, ainda, que um dos objetivos de seu mandato é trazer o poder público para perto dos problemas e foi isso que, de acordo com ele, foi conseguido com a visita técnica, que contou com a participação de representantes de órgãos da PBH como a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e a Administração Municipal Noroeste. Rafael Martins garantiu que irá acompanhar de perto o processo de retomada das obras da Área de Lazer e Esporte São Salvador e continuará cobrando da prefeitura a entrega do empreendimento à população.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157687642771686,size=s]