VISITA TÉCNICA

Ameaçada por empreendimento, Mata do Planalto vai receber vereadores

Construtora tenta liberação de condomínio no local, considerado um dos últimos espaços de Mata Atlântica remanescentes na capital

segunda-feira, 5 Junho, 2017 - 13:45

Considerada como patrimônio ambiental de Belo Horizonte, a Mata do Planalto, situada em bairro de mesmo nome, na região Norte da capital, irá receber visita técnica da Comissão de meio Ambiente e Política Urbana, na próxima quarta-feira (7/5). Solicitada pelos vereadores Edmar Branco (PT do B) e Juliano Lopes (PTC), a atividade tem como objetivo reforçar a necessidade de reconhecimento do local como área de preservação ambiental permanente. A atividade terá início às 10h30, na Avenida Doutor Cristiano Guimarães, nº 851, Condomínio Granja Verde.

Desde 2010 a população dos bairros vizinhos à mata e ambientalistas têm se manifestado contra a construção de um empreendimento imobiliário no local, que ocupa um terreno particular. A construção de um condomínio residencial depende de licenciamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e a preservação da área foi uma promessa de campanha do prefeito Alexandre Kalil.

Também conhecida como Mata do Maciel, a Mata do Planalto é um dos últimos espaços de mata atlântica remanescentes na capital, constituindo-se como uma ilha verde, com cerca de 120 mil m², em meio a uma região amplamente pavimentada e adensada. O espaço é abrigo para diferentes espécimes da fauna e da flora, além de conter nascentes e um córrego que abastece o Rio das Velhas, uma das fontes de captação de recursos hídricos que atende à população de Belo Horizonte.

Engajados na causa, Lopes e Branco defendem que é fundamental a proteção e preservação de toda a área. Para os parlamentares, a Mata do Planalto também possui enorme importância simbólica, já que é um dos últimos espaços florestados da área urbana.

Além de moradores da região e lideranças comunitárias, são esperados para a visita representantes da Fundação de Parques Municipais, da Regional Norte, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Segurança Urbana e Patrimonial e do Comando Geral da Guarda Municipal.

Superintendência de Comunicação Institucional