VISITA TÉCNICA

Abandono de gatos no Parque Lagoa do Nado será verificado por vereadores

Objetivo da visita é verificar denúncias sobre a proliferação desordenada de gatos no local

quarta-feira, 14 Junho, 2017 - 18:15

Foto: Suziane Fonseca / Portal PBH

Frequentadores do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado e entidades protetoras de animais denunciam o abandono e a proliferação desordenada dos animais no local. A situação motivou visita técnica da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, na próxima terça (20/6), às 16h. Aberta à participação de qualquer entidade ou cidadão interessado, a atividade terá início na portaria do equipamento, localizada à Rua Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã.

De acordo com o vereador Osvaldo Lopes (PHS), a realização desta visita técnica se justifica pela existência de solicitações de fiscalização quanto ao grande número de felinos que são abandonados ou descartados no local, e acabam por se proliferar de forma descontrolada, gerando riscos para a população e para os próprios animais, expostos à transmissão de doenças. De acordo com entidades preocupadas com a questão, a quantidade de animais na Lagoa do Nado já supera a do Parque Municipal Américo Renné Gianetti, na região central, sobre o qual a prefeitura vem elaborando um pla­no de ma­ne­jo.

Moradores próximos ao parque se queixam da invasão dos felinos a imóveis e telhados da região, o que vem gerando transtornos à vizinhança e ameaças de envenenamento por parte de pessoas menos tolerantes.

Os defensores de animais, no entanto, questionam a política de “higienização” representada pela remoção dos animais, sob a jus­ti­fi­ca­ti­va de pre­ve­nir o ris­co de um sur­to de es­po­ro­tri­co­se (do­en­ça der­ma­to­ló­gi­ca que aco­me­te felinos e pode contagiar hu­ma­nos). Or­ga­ni­za­çõ­es não go­ver­na­men­tais de­fen­dem que não há registro de ga­tos com a do­en­ça no es­pa­ço e que re­ti­rá-los, por si só, não tra­rá re­sul­ta­do sem a efe­ti­va apli­ca­ção de pro­gra­mas per­ma­nen­tes de edu­ca­ção, fis­ca­li­za­ção e punição efetiva sobre o aban­do­no de animais. Osvaldo Lopes, que é ativista e idealizador da Corrente do Bem pelos Animais da Grande BH, defende políticas mais efetivas de castração e manejo, garantindo o bem estar de todos e eliminando eventuais riscos para os frequentadores do espaço.

Para acompanhar a visita técnica, foram convidados representantes da Fundação de Parques Municipais, Secretaria Municipal Adjunta de Lazer, Administração Municipal Regional Venda Nova, Gerência de Controle de Zoonoses e ONG Brigada Planetária. A atividade é aberta à participação de qualquer entidade ou cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional