VISITA TÉCNICA

Unidades de acolhimento da população em situação de rua receberão vereadores

Objetivo é verificar denúncias de possíveis violações aos direitos humanos nestes locais 

quarta-feira, 12 Abril, 2017 - 13:30

Foto: Adão de Souza / Portal PBH

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai realizar visita técnica na próxima segunda-feira (17/4), a partir das 10h, às Repúblicas Maria Maria (Rua Ubá, 1, Bairro Lagoinha), Reviver (Rua Varginha, 244, Bairro Floresta) e Fábio Alves (Avenida Nossa Senhora de Fátima, 3076, Bairro Carlos Prates) . De acordo com a requerente, vereadora Áurea Carolina (PSOL), o objetivo é fiscalizar as condições das unidades de acolhimento, após denúncias de possíveis irregularidades e infrações cometidas a estas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As repúblicas Maria Maria, Reviver e Fábio Alves fazem parte da rede de atenção à população em situação de rua da política de assistência social de Belo Horizonte. Os acolhimentos pressupõem o funcionamento ininterrupto como espaços de moradia, com condições de repouso, higiene pessoal, alimentação, além do atendimento socioassistencial. Diante de denúncias de possíveis violações aos direitos humanos nestes locais, Áurea Carolina pretende, juntamente com o colegiado, apresentar um relatório sobre a situação das repúblicas visitadas, e cobrar do poder público a adoção de medidas que aperfeiçoem o serviço prestado na capital.

Foram convidados para a visita técnica representantes da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, da Secretaria Municipal das Políticas Sociais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, do Fórum de População de Rua e do Grupo de Trabalho de Reordenamento da Política de Acolhimento da População em Situação de Rua.

Superintendência de Comunicação Institucional