SAÚDE E SANEAMENTO

Vereadores querem acelerar visitas aos centros de saúde da capital

Dezenas de unidades serão fiscalizadas. As datas e horários devem ser articuladas ainda nesta semana

quarta-feira, 15 Março, 2017 - 18:00
Vereadores em reunião da Comissão de Saúde e Saneamento

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Falta de medicamentos, escassez de insumos, insuficiência das equipes médicas, problemas já conhecidos do Sistema Único de Saúde na capital seguem aparecendo nos centros de saúde. Denúncias têm motivado os parlamentares a visitar cada uma das unidades para avaliar a situação. Em reunião ordinária, na tarde desta quarta-feira (15/3), a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou a indicação de outras 14 unidades a serem visitadas, mas cobrou urgência na elaboração de um cronograma das visitas, estabelecendo as datas e os horários mais oportunos. O colegiado deliberou ainda pela realização de audiência pública para discutir as condições sanitárias no Córrego do Capão (Via 220). Confira a pauta completa e o resultado da reunião.

Por requerimento do vereador Hélio da Farmácia (PHS), outros 14 centros de saúde foram incluídos na lista, já extensa, de unidades a serem visitadas pelo colegiado a fim de fiscalizar e avaliar as condições gerais de funcionamento. Entre os locais, estão os centros de saúde do Jatobá, Urucuia, Vila Cemig, Mangueiras, Vila Pinho e Regina.

comissao-saude-saneamento_5a-reuniao-ordinaria_ver-bim-ambulancia_foto-abraao-bruck-camara-de-bhPreocupado, em especial, com a situação do Centro de Saúde Céu Azul (Bairro Céu Azul), o vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN) pediu aos colegas celeridade na programação das visitas. A visita técnica ao CS Céu Azul foi aprovada para a próxima terça-feira (21/3), às 8h.

Presidente da comissão, o vereador Bim da Ambulância acatou a sugestão de acelerar a elaboração da escala de visitas e sugeriu a realização de uma nova reunião, ainda no final da tarde, para conciliar as agendas dos parlamentares. O vereador sugeriu, ainda, que sejam previstas cerca de cinco ou seis visitas para cada dia, facilitando a análise comparativa e dando maior velocidade ao processo.

Córrego do Capão

Solicitada pelo vereador Cláudio da Drogaria Duarte, audiência pública discutirá as condições sanitárias do Córrego do Capão (Via 220) e os problemas vividos pela população do entorno. Moradores denunciam esgoto a céu aberto e pragas diversas. A reunião deve receber membros da prefeitura e do governo do Estado para debater um possível projeto de intervenção no local, incluindo a abertura de uma avenida para facilitar a circulação na região. A audiência está prevista para o dia 31/3, a partir das 15h, no Salão de Festas Buffet Carolina, no Bairro Céu Azul.

Participaram da reunião os vereadores Bim da Ambulância (PSDB), Catatau da Itatiaia (PSDC), Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), Flávio dos Santos (PTN) e Hélio da Farmácia (PHS).

Superintendência de Comunicação Institucional