FISCALIZAÇÃO

Vereadores visitaram hospital preocupados com surto de febre amarela

Hospital Eduardo de Menezes tem recebido pacientes do interior do estado e pode apresentar riscos de propagação da doença

sexta-feira, 20 Janeiro, 2017 - 19:00
Vereadores Catatau da Itatiaia, Bim da Ambulância e Irlan Melo em visita ao Hospital Eduardo de Menezes. Imagem: TV Câmara

Imagem: TV Câmara/ Câmara de BH

Após mais de 20 mortes confirmadas por contaminação de febre amarela e outros 206 casos noticiados no vetor leste do estado (Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri), os belo-horizontinos estão preocupados com a possível propagação da doença na capital. Referência regional no atendimento de doenças infectocontagiosas, o Hospital Eduardo de Menezes (regional Barreiro) tem recebido pacientes encaminhados das regiões de surto, no entanto, conforme denúncias, a unidade pode não estar preparada para inibir a contaminação de seus funcionários e moradores do entorno. Diante disso, uma comissão de vereadores realizou visita técnica ao local, na manhã desta sexta-feira (20/1), para verificar as condições estruturais e de atendimento.

Autor do requerimento para a visita, referendada pelo presidente da Casa, Henrique Braga (PSDB), o vereador Irlan Melo (PR) explica que foi formada uma comissão de representação, composta também pelos vereadores Bim da Ambulância (PSDB) e Catatau da Itatiaia (PSDC), que se reuniu com os gestores da unidade e avaliou as condições apresentadas. “A intenção era verificar quais as possibilidades que teríamos para auxiliar o hospital nas demandas que está enfrentando agora”, garante o parlamentar, destacando que os moradores do entorno estão preocupados com os riscos de contaminação, uma vez que a região é foco do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Localizado na região do Barreiro, no Bairro Bonsucesso, o hospital encontra-se em uma área de mata fechada, cercado por um córrego que corre a céu aberto.

Medidas de prevenção e segurança

Durante a visita, os parlamentares puderam verificar que já estão sendo instaladas telas de proteção contra mosquitos nas alas onde os pacientes contaminados pela febre amarela estão internados. A diretoria do hospital afirmou que outras alas também devem receber a proteção e que a unidade está preparada tanto em sua estrutura, quanto em relação a seus profissionais para receber os casos suspeitos da doença.

“A preocupação emergencial é a vacinação. Estamos falando de uma doença que, após ser detectada, pode registrar óbito em 24 horas”, alertou o vereador Bim da Ambulância, defendendo medidas de prevenção mais eficazes.

O Hospital Eduardo de Menezes divulgou que, até o momento, estão em tratamento 21 pessoas internadas com suspeita da doença, sendo quatro delas em estado grave, no CTI. Em sua maioria, os pacientes são homens, jovens e moradores de áreas rurais. “É preciso levar a vacina para o interior. Se a vacina chega lá, automaticamente essas pessoas não precisarão chegar aqui”, defendeu o vereador Catatau.

“É importante também que as pessoas se conscientizem da necessidade de doar sangue”, alertou Irlan Melo. O parlamentar explicou que a equipe do hospital solicitou apoio na campanha para doação de sangue, uma vez que os pacientes de febre amarela precisam constantemente de transfusão.

Superintendência de Comunicação Institucional