SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão vai pedir prorrogação da campanha de vacinação contra gripe

Vereadores aprovaram audiência e visitas a outras sete unidades de saúde

terça-feira, 6 Maio, 2014 - 00:00

Na reunião desta terça (6/5), a Comissão de Saúde e Saneamento decidiu enviar um ofício à Secretaria Municipal de Saúde solicitando a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe em BH, com a finalidade de aumentar o número de pessoas imunizadas. Na reunião, foram aprovados ainda outros sete requerimentos para visitas a centros de saúde e uma audiência pública para avaliar a implantação do programa Saúde Auditiva no município.

De acordo com o vereador Dr. Nilton (PROS), a campanha nacional de vacinação contra a gripe, iniciada no dia 22 de abril com encerramento na próxima sexta-feira, 9 de maio, alcançou até agora apenas 32% da meta prevista para Belo Horizonte. Diante do grande número de doses não utilizadas, a Comissão elaborou um ofício a ser encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando a prorrogação da campanha. O público-alvo são as pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após parto), presos e funcionários do sistema prisional.

Além disso, o vereador comentou a paralisação dos servidores municipais da área da Saúde, que reivindicam reajustes salariais e alterações no Plano de Carreira, prevista para se estender até o dia 12. Dr. Nilton pediu mais sensibilidade ao Executivo nas negociações, na busca de atender as demandas do setor, tão importante para a cidade, e evitar o agravamento das deficiências observadas no sistema.   

Saúde auditiva

Requerida por Marcelo Aro (PHS), foi aprovada na comissão a realização de audiência pública para discutir a viabilidade da implantação do programa educativo Saúde Auditiva na capital, tema de projeto de lei a ser apresentado pelo parlamentar. De acordo com Dr. Nilton, o encontro será uma oportunidade para que a Prefeitura esclareça os presentes sobre o funcionamento e os programas do Sistema Único de Saúde (SUS) que, segundo ele, já são bastante abrangentes.

Visitas a centros de saúde

Os vereadores Bim da Ambulância (PTN), Veré da Farmácia (PTdoB) e Dr. Nilton aprovaram ainda sete requerimentos para a realização de visitas técnicas a centros de saúde, que serão incluídos na programação de visitas semanais que a Comissão vem realizando a unidades de diferentes regiões da cidade. A pedido de seu integrante Doutor Sandro (PROS), a Comissão vai vistoriar o anexo do C.S. Santa Mônica, a fim de verificar irregularidades apontadas pelos usuários na visita à unidade.

De autoria do vereador Juninho Los Hermanos (PROS), seis requerimentos solicitam vistorias nos centros de saúde dos bairros São José, Glória, Dom Bosco, Jardim Filadélfia, Pindorama e ao C.S. Elza Martins da Cruz, também no Pindorama, todos na Regional Noroeste. As datas serão definidas posteriormente.

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional