CMBH

Vereadores mirins tomam posse na Câmara

Projeto estimula a cidadania e a participação juvenil

terça-feira, 19 Março, 2013 - 00:00

Os 41 vereadores mirins de Belo Horizonte tomam posse amanhã (quarta-feira, 20/3) na Câmara Municipal de Belo Horizonte em solenidade às 13h, no Plenário Amynthas de Barros. O evento marca a abertura da edição 2013 do projeto Câmara Mirim.

Criado pela Escola do Legislativo da Câmara de BH, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e a Secretaria Municipal de Educação, o projeto está em sua sexta edição. Anualmente, desde 2008, 41 alunos de escolas municipais de Belo Horizonte, com idades entre 12 e 14 anos, são eleitos por seus colegas e participam de atividades educativas na Câmara. Segundo Sulavan Fornazier, coordenador de projetos da Escola do Legislativo, a proposta é fomentar a consciência cidadã entre as crianças, estimulando, desde cedo, a participação e a intervenção crítica no universo da política.

Durante o projeto, os estudantes têm a oportunidade de aprender mais sobre os poderes do Estado e sobre e atividade legislativa. Além disso, realizam audiências públicas simuladas e elaboram proposições que são apreciadas em plenário e, posteriormente, encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara. Dependendo do teor da matéria, as propostas trazidas pelos vereadores mirins podem ser transformadas, pela comissão, em indicações, representações ou até mesmo projetos de lei.

Foram convidados para a reunião de abertura desta edição do projeto o vereador Wellington Magalhães (PTN), vice-presidente da Câmara; Sueli Baliza Dias, secretária municipal de Educação; Manuel Morais, juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas; Dagma Martins, gerente da Escola do Legislativo da Câmara; e Roberta Carvalho Terres, última presidente da Câmara Mirim. 

Para conhecer melhor o projeto, clique aqui

Superintendência de Comunicação Institucional