HOMENAGEM

Câmara Municipal celebra Dia Internacional da Mulher

Reunião lembrou as lutas e conquistas das mulheres, homenageando doze cidadãs de destaque da capital

sexta-feira, 8 Março, 2013 - 00:00
Câmara celebra Dia Internacional da Mulher

Câmara celebra Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, a manhã foi de homenagens na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Por iniciativa da vereadora Elaine Matozinhos (PTB), o Poder Legislativo realizou hoje (sexta-feira, 8/3) reunião especial para discutir os desafios vividos pelas mulheres e o avanço na conquista de seus direitos. Doze mulheres, com relevante histórico de atuação na vida pública, foram homenageadas pelos serviços prestados em diferentes áreas de atuação, como a política, a Justiça e a segurança.

Para Elaine Matozinhos, a data é importante para estimular a reflexão sobre os papéis e os espaços que as mulheres têm ocupado em nossa sociedade. De acordo com a vereadora, várias conquistas marcam avanços recentes da luta feminina, como a aprovação da Lei Maria da Penha, a criação das delegacias da mulher e a consolidação, em algumas partes do país, de uma rede de proteção capaz de resguardar as mulheres vítimas de violência. No entanto, segundo ela, várias distorções subsistem no âmbito das relações de gênero.

Um dos maiores desafios, aponta a vereadora, “é a necessidade de se trazer o homem para a esfera privada. As mulheres entraram no mercado de trabalho, mas às vezes têm de cumprir dupla ou tripla jornada para dar conta de seus afazeres”. De acordo com ela, a recorrência dessa situação tem contribuído para deteriorar a qualidade de vida e a saúde das brasileiras, o que demandaria a transformações culturais para tornar os homens corresponsáveis pelas tarefas do dia a dia.

Outro problema apontado pela vereadora é a limitada quantidade de vagas eletivas ocupadas pelas mulheres na política, tanto na esfera municipal, quanto estadual e federal. De acordo com ela, na 15ª legislatura (2005-2008), a Câmara de BH contou com sete vereadoras. Esse número caiu para cinco no quadriênio seguinte (2009-2012) e depois para um, na atual legislatura. Além disso, aponta, nas últimas eleições, o número de prefeitas nas capitais, que já era baixo, caiu de três para um.

Como única vereadora eleita por Belo Horizonte em 2012, Elaine Matozinhos considera fundamental trabalhar para romper essa desigualdade, que classifica como prejudicial para o equilíbrio da democracia. Para tanto, anunciou que tem debatido com lideranças de diferentes partidos a necessidade de articular ações para garantir que o espaço ocupado pelas mulheres no Legislativo e no Executivo cresça já a partir das próximas eleições. Segundo ela, seu partido, o PTB, “não tem medido esforços no sentido de efetivar a participação feminina nos espaços de poder”.

Homenagens

Doze cidadãs, com atuação em áreas diversas, foram agraciadas com diploma em reconhecimento pela sua trajetória. Conheça a lista completa das das homenageadas.

Eliana Piola, coordenadora especial de Políticas Públicas para Mulheres de Minas Gerais, uma das homenageadas,  afirmou que esse tipo de reconhecimento faz com que cresça ainda mais seu sentimento de responsabilidade pela defesa dos direitos das mulheres. Segundo ela, o principal objetivo de sua atuação pública é trabalhar para a garantia da igualdade, de modo que “um dia não seja mais necessária a existência de uma data especial, como o Dia Internacional da Mulher”.

Já Heloísa Combat, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, falou sobre a importância da luta e da resistência das mulheres em todo o país: “Enquanto estamos aqui, centenas de cidadãs estão sendo espancadas e agredidas. Quero dizer a todas as mulheres que não se calem”, conclamou, em discurso no qual agradeceu a homenagem recebida.

Estiveram presentes na solenidade, além de Elaine Matozinhos, os vereadores Coronel Piccinini (PSB), Veré da Farmácia (PTdoB), Delegado Edson Moreira (PTN) e Autair Gomes (PSC), que presidiu a reunião. Além deles, estiveram presentes também representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação Comercial e Empresarial de Minas e das secretarias municipais de Educação, Políticas Sociais, Relações Institucionais e Adjunta de Direitos de Cidadania

Superintendência de Comunicação Institucional