MÊS DA MULHER

Câmara homenageia mulheres de destaque na sociedade

Iniciativa partiu das cinco vereadoras da CMBH

terça-feira, 20 Março, 2012 - 00:00

Nesta terça-feira (20/03), a Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio de suas cinco vereadoras, homenageou, no Plenário Amynthas de Barros, mulheres que se destacaram em vários campos de atuação.

O vice-presidente da Casa, Alexandre Gomes (PSB), abriu a sessão solene, lembrando a crescente participação da mulher na sociedade (especificamente, no mercado de trabalho) e o ônus que ela ainda carrega - temas recorrentes durante todo o evento: “As mulheres continuam a carregar sozinhas as tarefas domésticas e o cuidado com os idosos. E continuam a perceber salários menores que os homens”. Gomes finalizou: “A CMBH homenageia essas mulheres que simbolizam que a luta não pode parar”.

“Nós podemos hoje pensar que quem assiste ao protagonismo da mulher, não pode esquecer a luta para chegar aqui”, corroborou a vereadora Sílvia Helena (PPS), responsável pela condução do evento.

Essa batalha constante também foi lembrada pela vereadora Elaine Matozinhos (PTB). Delegada de polícia há mais de 30 anos, ela afirmou que “a Delegacia de Polícia da Mulher foi a segunda grande conquista da mulher, porque hoje nós radiografamos a violência. A primeira foi o direito ao voto”. O combate à violência contra a mulher foi citado em vários momentos do evento como um dos desafios que o sexo feminino ainda enfrenta.

A vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PC do B) fez um breve resumo das conquistas ao longo do tempo e problemas enfrentados. “A mulher foi tirada dos cuidados do lar e passou a ocupar todos os cargos”. Em consequência do acúmulo de funções, segundo ela, “nós estamos passando por um período de estresse”. Ela citou como exemplo disso o aumento da presença feminina em consultórios médicos.

Inspiração

Mas todas as vereadoras também lembraram a alegria que permeou o evento, e as qualidades das homenageadas: “São mulheres de quem a gente se lembra nos dias cinza, e o dia ganha uma cor”, elogiou a vereadora Neusinha Santos (PT). E estendeu o elogio a todas as mulheres presentes. “Recebam com orgulho essa homenagem que a Câmara Legislativa, a Casa do Povo, está dando pra vocês”, finalizou.

A vereadora Pricila Teixeira (PTB) lembrou a sensibilidade, que é considerada por muitos como uma característica feminina por excelência. “Hoje eu fiquei emocionada várias vezes. Eu acho que esse dia representa muito de nossa sensibilidade. A gente não tem medo de se expor”, disse.

Além da entrega de troféus às homenageadas, o evento teve a participação do grupo “Mensageiros do Rei”, que declamou, cantou e tocou versos e músicas para as mulheres, além de dois componentes da Orquestra Show do Corpo de Bombeiros, executando o Hino Nacional. Também estiveram presentes os vereadores Geraldo Félix (PMDB) e Silvinho Rezende (PT).

Homenageadas por vereadora:

Elaine Matozinhos: Mônica Regina Drumond (investigadora de polícia da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Belo Horizonte) e Érica Alvarenga de Rezende Bastos (plantonista da Delegacia Especializada de Plantão de Atendimento à Mulher de Belo Horizonte).

Maria Lúcia Scarpelli: Erli Fantini (ceramista) e Tania D’arc dos Santos (superintendente de Investigações e Polícia Judiciária).

Neusinha Santos: Conceição Batista de Oliveira (dona de casa) e Sônia Lansky (médica da prefeitura de Belo Horizonte, pesquisadora da UFMG e consultora do Ministério da Saúde).

Pricila Teixeira: Grupo Cigarras- Cantoras do Vitória (grupo musical e pedagógico) e Geralda Elizabete Moreira dos Santos (pastora e líder comunitária).

Sílvia Helena: Maria Consoladora de Paiva Fam (fotógrafa, diretora de arte e figurino, artesã) e Luiza Duarte Silva (nadadora).

Superintendência de Comunicação Institucional