CIDADANIA

Alunos candidatos a vereadores mirins visitam a CMBH

Estudantes conheceram a Casa por meio do projeto Visite a Câmara

segunda-feira, 27 Fevereiro, 2012 - 00:00
Candidatos a vereadores mirins visitam a presidência da CMBH

Candidatos a vereadores mirins visitam a presidência da CMBH

O projeto Visite a Câmara, realizado pela Escola do Legislativo, recebeu nesta segunda-feira (27/2), os 14 candidatos a vereadores mirins da Escola Municipal Paulo Mendes Campos, uma das participantes da edição 2012 do projeto Câmara Mirim.  A programação começou às 14h, no plenário Paulo Portugal onde os alunos assistiram palestra sobre democracia e divisão de poderes no estado moderno. O evento contou com a presença dos vereadores João Bosco Rodrigues, o João Locadora (PT) e Sílvia Helena (PPS).

O projeto Visite a Câmara tem como objetivo aproximar a população do trabalho legislativo. “Escolas, associações, ONGs, toda a sociedade pode participar desse projeto, vindo aqui conhecer a Câmara”, explicou Alexis Filgueiredo, coordenador do projeto. O grupo de alunos que veio à CMBH nesta terça-feira demonstrou interesse especial em conhecer os diversos aspectos da atividade legislativa e a estrutura física da Câmara, já que almejam participar de outro projeto da Câmara Municipal de BH: o Câmara Mirim. Todos são candidatos a vereadores mirins, mas apenas quatro deles serão eleitos no pleito do dia 15 de março.

A aluna Rafaela Sayão, de 13 anos, disse que quer participar do Câmara Mirim para representar sua escola e acredita poder mudar a sociedade com suas ideias. “Não só os políticos podem ter grandes ideias, nós também podemos melhorar a escola e a sociedade” defendeu.  Da mesma forma, Letícia Girundi, 12 anos, quer ajudar seus colegas a elaborar projetos e dar ideias para contribuir com a construção social. “Ser vereadora mirim é uma maneira de contribuir com a melhoria da minha escola e até da cidade” disse a estudante.  

Para o professor de História Severino Júnior, que acompanhou o grupo, a visita foi uma grande lição de cidadania para os alunos. "Eles puderam perceber a voz e a força que têm e os mecanismos que podem utilizar para se tornarem cidadãos realmente efetivos” disse.

Os vereadores que participaram da visita parabenizaram os alunos pela participação e interesse sobre a política e o processo legislativo. Sílvia Helena destacou a importância de ser um cidadão participante: “Quem não gosta de política acaba sendo governado por quem gosta, e acaba tendo que engolir decisões que muitas vezes não têm nada a ver com o seus interesses ou de sua comunidade” frisou a parlamentar.

João Bosco Rodrigues lembrou aos estudantes a responsabilidade que terão caso sejam eleitos para compor o legislativo mirim. “As ideias que vocês apresentarem no Câmara Mirim poderão se tornar sugestões a serem apresentadas na Comissão de Participação Popular e, caso sejam realmente importantes, podem se tornar projetos de lei ”, afirmou.

Superintendência de Comunicação Institucional