Projeto de lei propõe Virada Cultural em Belo Horizonte
Também aprovado na Comissão projeto que prevê a criação da Jornada Esportiva

Como em São Paulo, BH poderá ter a Virada Cultural com eventos simultâneos em toda a cidade
24 horas ininterruptas de programação cultural em diversos pontos de Belo Horizonte. Esta é a proposta da Virada Cultural que, a exemplo de outras cidades do país, também pode vir a ser realizada na capital mineira. O município poderá contar ainda com a Jornada Esportiva, uma campanha de incentivo a práticas esportivas com várias atividades para todas as idades e em todas as regionais. Ambos os eventos são propostos pelo vereador Daniel Nepomuceno (PSB) por meio de dois projetos de lei, aprovados em 1º turno pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo na reunião desta quarta-feira (14/9).
De acordo com o PL 1746/11, a Virada Cultural será realizada em um final de semana do mês de setembro. Durante 24 horas, apresentações de música, teatro, dança, comédia stand-up, culturas populares, cinema, literatura, circo, ópera, intervenções urbanas e artes visuais vão agitar a cidade de forma ininterrupta em todas as regionais.
Segundo o autor do projeto, a ideia é inspirada na Nuit Blanche, de Paris, reproduzida no Brasil desde 2005 pela prefeitura de São Paulo e em outras cidades como Rio de Janeiro e Curitiba. “A Virada Cultural é um evento democrático e inclusivo que reúne atrações de qualidade para todas as classes sociais”, afirma Daniel Nepomuceno.
Apesar da divergência entre os membros da Comissão sobre o projeto, a matéria foi aprovada com os votos favoráveis dos vereadores Alberto Rodrigues (PV) e Heleno Abreu (PHS). Arnaldo Godoy (PT) não votou, questionando as formas de realização do evento.
Em seu parecer pela aprovação, Heleno, relator do PL, destacou o mérito da proposta sob a ótica da Comissão, ressaltando que as formas de realização do evento poderão ser definidas na regulamentação do projeto pela Prefeitura, se sancionado.
“Não há como ir contra esse projeto pelo seu papel inclusivo, já que a maioria da população de Belo Horizonte não tem acesso a espetáculos musicais, peças de teatro e outras atrações culturais. É a oportunidade de a cidade ter um evento que já é consagrado em outras capitais e mobiliza muitas pessoas”, argumentou Heleno.
Jornada Esportiva
O Projeto de Lei 1763/11, também de Daniel Nepomuceno, propõe a criação da Jornada Esportiva, uma campanha de incentivo à prática de esportes com a promoção de atividades e eventos para todas as faixas etárias, com diversas modalidades e em todas as regionais. A Jornada seria realizada anualmente no mês de agosto.
Também responsável pela relatoria desse projeto, Heleno Abreu elogiou a iniciativa. “Da mesma forma que observamos com relação a cultura, também no esporte existe uma carência de eventos dessa natureza com atividades intensas, integradas em toda a cidade e que desperte o interesse da comunidade”, afirmou.
Superintendência de Comunicação Institucional