PULSEIRAS DO SEXO
Audiência discute risco dos enfeites para crianças

quarta-feira, 19 Maio, 2010 - 21:00


O vereador citou casos de violência sexual envolvendo as pulseiras e falou do Projeto de Lei 1085/10, de sua autoria, que proíbe a comercialização das mesmas em Belo Horizonte. “Precisamos estar atentos. Hoje são as pulseirinhas do sexo, amanhã serão outras coisas”. João Oscar garantiu ao público presente que fará o que estiver ao seu alcance para transformar o projeto em lei.
A secretária Municipal de Educação, Macaé Evaristo, ressaltou que hoje a educação em Belo Horizonte passa por situações que não ocorriam a 15 anos. Falou ainda da importância de se compreender o fenômeno em discussão. Segundo Macaé, as mulheres em diferentes culturas usam pulseiras como enfeites. “Esses episódios (os casos de violência) nos chamam a atenção sobre como certos objetos podem se vincular a intenções negativas”.
A vereadora Pricila Teixeira (PTB) ponderou que o sexo é abordado de forma corriqueira na televisão e na internet. A parlamentar acredita que o assunto das pulseiras deva ser debatido entre pais, formadores de opinião e professores. “É papel do adulto pôr limites e principalmente orientar a criança”.
O diretor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra, Edgar Garcia Maciel, disse que a escola é como um pára-raios, e que às vezes os educadores precisam tomar decisões imediatistas. O diretor enfrentou o problema das pulseiras do sexo em sua instituição e proibiu o uso, mas considera que não se deve proibir sem explicar o porquê da proibição.
Sara Teixeira, diretora pedagógica do Colégio Cristão de Belo Horizonte, onde as pulseiras também estão proibidas, diz que a iniciativa teve aprovação unânime dos pais.
O significado das pulseiras
As pulseiras do sexo surgiram na Inglaterra e viraram mania no Brasil. O acessório é usado como se fosse um jogo: o rapaz que arrebenta a pulseira recebe uma retribuição sexual da dona da pulseira. Cada cor tem um significado: Amarela – abraço; Laranja – dentadinha do amor; Roxa – beijo de língua; Rosa – mostrar o seio; Vermelha – dança sensual; Verde – chupões no pescoço; Azul – a menina faz sexo oral; Rosa claro – o menino faz sexo oral; Branca – a menina escolhe o que ela quer; Preta – significa fazer sexo com o rapaz que arrebentar a pulseira; Dourada – fazer tudo o que foi citado anteriormente.
Responsável pelas Informações: Superintendência de Comunicação Institucional.