MÊS DA MULHER

Coral da Beprem se apresenta no restaurante da Câmara

Coral da Beprem se apresenta no restaurante da Câmara Com canções que remetem ao universo feminino, como “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, e “Mulher Brasileira”, de Benito di Paula, o Cantoria, coral dos servidores da Beneficiência da Prefeitura (Beprem), abriu as comemorações do mês da mulher na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
terça-feira, 9 Março, 2010 - 21:00
Coral da Beprem se apresenta no restaurante da Câmara Com canções que remetem ao universo feminino, como “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, e “Mulher Brasileira”, de Benito di Paula, o Cantoria, coral dos servidores da Beneficiência da Prefeitura (Beprem), abriu as comemorações do mês da mulher na Câmara Municipal de Belo Horizonte. A apresentação do coral, realizada no dia 9 de março, no horário do almoço, no restaurante da Casa, foi uma iniciativa da Escola do Legislativo, em parceria com a Divisão de Assistência, Saúde e Segurança do Trabalho (DIVSIS).

“Nós comemoramos cem anos do estabelecimento do 8 de março como Dia Internacional das Mulher”, observou a vereadora Luzia Ferreira, presidente da Câmara, na abertura do evento. A discursar em homenagem às mulheres, a parlamentar lembrou que as últimas décadas foram de muita luta, pois a realidade da sociedade brasileira já foi de muito mais desigualdade entre homens e mulheres. “As mulheres não tinham direito a voto e eram impedidas, por lei, de serem servidoras públicas. Hoje, conquistamos o direito de votar e as mulheres representam a maioria no serviço público”, destacou.
Luzia Ferreira ressaltou, no entanto, que a participação feminina na política se faz, sobretudo, no papel de eleitoras. “Somos minoria – menos de 10% - nos parlamentos e ainda ganhamos menos que os homens, exercendo as mesmas funções. Temos, ainda, a dupla jornada de trabalho, pois muitos companheiros não dividem os afazeres domésticos com as mulheres. E há também, ainda, a questão da violência doméstica”, destacou a vereadora, levando reflexão aos servidores que assistiam à homenagem.

Brindadas com o momento de reflexão, e também com as canções, as servidoras da Câmara se sentiram tocadas pelo evento, que levou mais alegria ao horário de almoço na Casa. “Iniciativas como essa são ótimas. Gostei muito da apresentação e das canções, que falavam sobre a mulher”, disse a funcionária Maria de Lourdes Oliveira, que trabalha no gabinete do vereador Anselmo José Domingos (PTC), secretário-geral da CMBH.

Outras surpresas estão programadas pela Escola do Legislativo para homenagear as mulheres ao longo do mês de março, de acordo com a servidora Adriane Rejane. As intervenções, que em breve serão divulgadas, irão acontecer dentro das instalações da Câmara, durante o horário de expediente dos servidores.

Cantoria

O coral dos servidores da Beprem é regido pelo maestro Marcelo Drummond, ex-servidor da Câmara e diretor do clube Lagoa Acqua Park, da Beprem. Criado no final do ano passado, o Cantoria é composto, em sua maioria, por mulheres, como lembra o presidente da Beprem, o ex-vereador Totó Teixeira. “Com essa apresentação aqui na Câmara, viemos contribuir para a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Trata-se, também, de uma oportunidade de fazermos uma reflexão sobre a data. O interessante é que o coral, quase todo, é composto de mulheres, trabalhadoras”, observou.

Entre elas, está a servidora Dilene Saldanha, que conta que a experiência de cantar em um coral tem sido, para ela, uma forma de se aproximar de outros funcionários da instituição e de quebrar a rotina, de maneira descontraída. “Cantar é uma atividade maravilhosa e muito gratificante”, revela.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445)